Cidadeverde.com

Quase 50 bairros de Teresina já foram “faxinados” contra o Aedes

Imprimir

A operação Faxina nos Bairros completou neste sábado (19) sua 12ª edição, quando quatro bairros da capital e mais a zona rural foram visitados por técnicos da prefeitura em busca de focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. Os bairros Mafrense (zona Norte), Nossa Senhora das Graças (zona Sul), Planalto Uruguai (zona Leste) e Flor do Campo (zona Sudeste) foram “faxinados”. 

“Hoje estamos completando 48 bairros faxinados. Todos precisamos nos engajar na luta contra o mosquito. Convocamos toda a comunidade para ser nossa parceira e colocar nas calçadas todo material inservível e que esteja acumulando água para que nossas equipes de limpeza possam recolher durante a faxina", disse o prefeito de Teresina, Firmino Filho, que acompanhou de perto o trabalho de limpeza e de educação em saúde no bairro Mafrense, zona Norte.
 
A Faxina nos Bairros é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). Além da zona urbana, a faxina chega mais uma vez à zona rural, visitando a região da Taboca do Pau Ferrado.
 
Desde dezembro do ano passado, com a assinatura do decreto de emergência sanitária pelo prefeito Firmino Filho, a Prefeitura de Teresina tem tomado novas medidas para intensificar a luta contra o mosquito. O motivo foi a descoberta de graves sequelas neurológicas relacionadas ao zika vírus em recém-nascidos, em especial a microcefalia.
 
Dentre estas medidas está a Faxina nos bairros, que consiste num trabalho conjunto entre poder público e comunidade. Durante a semana que a antecede, as equipes de agentes de saúde mobilizam a população para que deposite nas calçadas seu lixo doméstico, inclusive os de grande porte que estivesse nos quintais que possam se tornar foco do mosquito. No sábado, as equipes de limpeza das SDUs recolhem todo este material.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Aedesdengue