Cidadeverde.com

Exagerou na Semana Santa? Veja dicas caseiras para combater o mal estar

Imprimir

A indisposição gástrica é uma doença de estômago comum e inespecífica, causada principalmente por hábitos alimentares irregulares ou incorretos. Além disso, algumas alergias alimentares também podem dar origem a dores de estômago constantes ou crônicas.

Essa condição pode ser acompanhada por ardência, vômitos, náuseas e sensação de plenitude no estômago, situações que normalmente causam desconforto e incômodo ao paciente.

Existem algumas maneiras que podem ser utilizadas para acalmar esses sintomas de forma natural, sem ter que recorrer ao uso de medicamentos . Entre elas podemos citar:

 

Acalmar a acidez do estômago

A sensação desagradável de dor é causado pelo excesso de ácidos produzido no estômago.
Normalmente, as pessoas que estão sofrendo com algum desconforto estomacal não sentem vontade de se alimentar, e muitas vezes um período de jejum até a diminuição dos sintomas mais exacerbados é aconselhável.

No entanto, produtos ricos em carboidratos são boas fontes para neutralizar esses ácidos e restabelecer o bem estar. Tentar comer um biscoito cream cracker, uma torrada, um pouco de arroz cozido ou mesmo uma banana, pode ser uma medida simples e eficaz para auxiliar no alívio do desconforto do estômago e diminuição dos sintomas.

 

Evitar quaisquer produtos ou alimentos que possam aumentar a irritação

A ingestão de café, chocolate, álcool, frutas cítricas e alimentos gordurosos tende a piorar os sintomas relacionados com a dor de estômago. Por esse motivo, estes são produtos que devem ser evitados.

Evite também consumir laticínios, nozes e alimentos picantes ou muito condimentados até que a condição seja aliviada, bem como o cigarro e medicações como aspirina ou ibuprofeno, que podem aumentar o mal estar.

 

Limão

Experimente ingerir lentamente uma mistura de suco de limão com água e uma pitada de mel.
A combinação do suco de limão com a água cria um meio alcalinizante que acalma o ácido do estômago e ajuda a minimizar as náuseas.


Bicarbonato de sódio
Uma mistura de bicarbonato de sódio e água também pode ser de grande ajuda para acalmar a dor de estômago, apesar do sabor não ser dos mais agradáveis.
Misturar ½ colher de chá de bicarbonato de sódio em meio copo de água e beber esta solução vai ajudar a proporcionar alívio da condição.
 

Água
A desidratação pode ser um dos fatores responsáveis pelo desconforto e mal estar do estômago.
A ingestão de água pode ajudar a hidratar e combater os sentimentos de fadiga e mal estar, bem como regular o excesso de ácido e fazer com que o estômago se sinta bem novamente.

 

Gengibre
O gengibre é um remédio conhecido por ajudar no alívio dos sintomas de diversos problemas gastrointestinais, incluindo constipação, azia e náuseas.
Experimente mastigar lentamente um pedaço de gengibre para minimizar o desconforto do estômago. Se o sabor for muito intenso, o chá de gengibre com uma pequena quantidade de mel também pode produzir bons resultados.

 

Chá

Alguns chás têm um efeito calmante, mas é importante conhecer a real razão do mal estar do estomago antes de optar por certos tipos de chás, pois alguns deles podem piorar a condição, ao invés de ajudá-la.
Determinadas ervas, como hortelã e cidreira são conhecidas por acalmar estomago em forma de chá.
Os chás de menta e camomila também podem ser úteis para aliviar desconfortos estomacais, pois ambos são eficientes em neutralizar o ácido no estômago e acalmar náuseas e azia.


Fonte: Saúde e Bem estar

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais