Cidadeverde.com

Surto de H1N1 registra 38 mortes em SP; Saúde está em alerta

Imprimir

Um novo surto de gripe, forte e fora de época, está assustando o estado de São Paulo. Trinta e oito pessoas já morreram por complicações provocadas pelo vírus H1N1.

O H1N1 é um tipo de vírus influenza, que é o vírus causador da gripe. Este ano, ele chegou mais cedo ao Brasil, antes do inverno, e está lotando hospitais e emergências.

No Brasil, no ano de 2015 inteiro, foram registrados 141 casos de gripe provocados pelo H1N1, 36 pessoas morreram. Neste ano, em menos de três meses, só no estado de São Paulo, 260 pessoas foram infectadas pelo vírus e 38 já morreram.

Esses números podem ser ainda maiores porque as instituições de saúde são obrigadas a notificar apenas os casos mais graves de gripe.

Mas qual a explicação para este surto, agora? Os médicos têm uma suspeita. “O grande trânsito internacional de pessoas provavelmente trouxe esse vírus mais precocemente para o Hemisfério Sul”, diz o infectologista Francisco Ivanildo de Oliveira.

Segundo os especialistas, brasileiros que viajaram nas férias para os Estados Unidos, Canadá e alguns países da Europa, onde o tempo ainda está frio, podem ter trazido o vírus para cá.

A imunização é gratuita para os grupos com mais riscos: crianças de seis meses até cinco anos, idosos com mais de 60 anos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como bronquite e asma.

Pessoas que não estão no grupo prioritário podem tomar a vacina em clínicas particulares e é muito importante ficar atento aos sintomas: febre alta, dores no corpo, tosse, dor de garganta, coriza e nariz entupido. Vômitos e diarreia também.

Os sintomas da gripe comum e os sintomas da gripe causada pelo vírus H1N1 são exatamente os mesmos, por isso, para tirar a dúvida e evitar complicações maiores, não tem outro jeito: tem que procurar um médico para que ele faça o diagnóstico e indique o tratamento correto.

A principal dica é: lave sempre e bem as mãos. Outra recomendação: quando for tossir, não coloque a mão na frente da boca, use o antebraço ou, então, um lencinho de papel. Assim, você evita que o vírus se espalhe. Não fique encostando as mãos na boca, no nariz ou nos olhos, coisa que a gente faz e nem percebe. São cuidados simples que podem evitar um grande transtorno.

A Vigilância Epidemológica de Blumenau, em Santa Catarina, confirmou no domingo (27) duas mortes por H1N1 na cidade. São as primeiras registradas no estado neste ano. As vítimas são uma mulher de 50 anos e um homem de 42 anos.

Diferenças

O H1N1 é um subtipo do vírus A, que causa doença respiratória aguda e altamente contagiosa que, em casos mais graves, pode levar à morte. Em 2009, a Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a emitir um alerta de pandemia pela gravidade da situação. Só no Brasil, foram cerca de 58 mil casos e mais de 2 mil pessoas morreram.

Distinguir a gripe comum da causada pelo vírus Influenza A H1N1 é uma tarefa complicada. Entretanto, os sintomas da gripe A são nariz entupido, dor no corpo e febre alta. 

“Em todos os casos, recomendamos o Oseltamicir (Tamiflu) como antiviral. Ele é prescrito pelo médico e distribuído gratuitamente no Hospital Guilherme Álvaro”, explica Stanislau.

 

Fonte: Hora 1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais