Cidadeverde.com

Notícia da Manhã: HGV fará cirurgia bariátrica a partir de maio

Imprimir

Nesta terça(29), o Notícia da Manhã falou sobre a cirurgia bariátrica, que ajuda muita gente a reduzir o peso e mudar de vida. O procedimento pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde(Sus), mas existe uma grande fila de espera. A boa novidade é que até maio, segundo o médico gastroenterologista, José Rodrigues, da equipe do Hospital Getúlio Vargas, a cirurgia poderá ser feita na unidade.

A informação foi dada durante a participação do especialista no telejornal. Segundo ele, a equipe está pronta, bem como o sistema de enfermagem, o centro cirúrgico e todo o material já foi comprado. "O HGV está todo estruturado para fazer a cirurgia bariátrica. Muitos piauienses vão se beneficiar com a entrada do HGV nesse tratamento", disse.

O médico revelou que no Piauí cerca de 75 mil pessoas necessitam e estão prontas para realizar a cirurgia. De acordo com o especialista, no Brasil, 18 por cento da população é obesa, ou seja, com Índice de Massa Corporal(IMC) acima de 30, e desse total, de 4 a 5 por cento são elegíveis para a cirurgia, o que corresponde em torno de 5 milhões de pessoas. No entanto, disse o gastroenterologista, no ano passado, em todo o Brasil, somados os procedimentos pelo sistema único de saúde e pelo sistema privado, foram realizadas cerca de 80 mil cirurgias.

O gastro explicou ainda que atualmente a indicação da cirurgia bariátrica foi ampliada, precisa ter o IMC acima de 35 e várias doenças associadas, incluindo infertilidade feminina e masculina e doenças cardiovasculares e pulmonares. "É muito mais facil esse tipo de indicação para aqueles pacientes que não teriam indicação com um IMC mais baixo", falou.

O Notícia da Manhã mostrou também o caso da jornalista Sana Morais, que se submeteu a cirurgia há 5 anos e perdeu 50 quilos. Segundo ela, o período pós-cirurgia foi difícil e o acompanhamento psicológico ajudou muito. "Quando decide fazer a redução, sua vida vai mudar e sua relação com a comida vai mudar", afirmou.

Assista na íntegra o quadro Saúde sobre a cirurgia bariátrica!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais