Cidadeverde.com

Não gosta de acordar cedo? Pois este hábito oferece benefícios para a saúde

Imprimir

Para muitas pessoas, acordar cedo é sinônimo de tortura. Porém, as pessoas que lutam contra o aconchego da cama e colocam o corpo para funcionar mais cedo vivem mais e melhor, indicam estudos. Sabe aquele ditado que diz que Deus ajuda quem cedo madruga? É mais ou menos por aí. Se você, assim como o preguiçoso gato Garfield, odeia acordar cedo, saiba que a ciência dá motivos para deixar a comodidade de lado e viver a vida longe do colchão por mais tempo.


Acordar cedo é aproveitar o tempo

O simples hábito de levantar da cama antes dos demais já provou ser ótimo para a sua saúde, mas você pode potencializar esses benefícios e dessa forma aumentar ainda mais a sua qualidade de vida. Aproveite que saiu mais cedo da cama e use o tempo extra para fazer exercícios, conviver com quem te faz bem e ter um cotidiano mais saudável.

 


Veja 5 motivos para acordar cedo

Quando você coloca o seu corpo em movimento mais cedinho, ele retribui proporcionando bem-estar. Inspire-se nos 5 motivos benéficos a seguir para acordar cedo:

1. Tenha mais saúde

Quer ser mais magro e feliz? Saia da cama mais cedo. Pelo menos foi essa a conclusão de um estudo que envolveu 1.068 pessoas.

Questionados pelos pesquisadores da Universidade de Roehmptom, no Reino Unido, sobre seus hábitos de alimentação e sono, os entrevistados revelaram conclusões interessantes. Aqueles que acordavam cedo (em média, às 6h58min) eram mais magros, felizes e saudáveis dos que as que acordavam em um horário considerado tarde (8h54min).

 

2. Mande o estresse embora

Acordar cedo reduz o estresse e a ansiedade. E essa é simples de saber o motivo. Levantando mais cedinho a pessoa tem tempo para organizar o seu dia e realizar todas as atividades com mais calma. E mais uma boa notícia: a redução do estresse diminui também o risco de doenças cardiovasculares.

O seu corpo é uma máquina muito inteligente. Na parte da manhã, ele produz um hormônio que deixa você mais ativo, o cortisol. Se você levanta da cama correndo, não tem tempo de se organizar, não toma um bom café da manhã, o corpo fica sem energia. Para compensar, ele produz cortisol em excesso, o que tende a deixar a pessoa mais irritada.

 

3. Tenha tempo de tomar café da manhã

A pesquisa britânica também apontou que o hábito de acordar cedo e tomar café é o que aumenta a qualidade de vida dos madrugadores. Os que levantam tarde costumam pular essa importante refeição e têm consequência a médio e longo prazo.

A primeira refeição da manhã estimula a produção de serotonina, hormônio que regula o humor, a saciedade, o sono e o apetite. Por isso, as pessoas que ignoram a regra do café tendem a ser mais gordinhas ou sofrer de compulsão alimentar.

 

4. Acelere o metabolismo

Acordar cedo e ficar parado também não é o ideal. Aproveite a alta produção de cortisol que o corpo lhe proporciona pela manhã e mexa-se. Faça exercícios e acelere o metabolismo. E pode ser desde uma caminhada leve até treinos mais pesados. A prática dá mais disposição para o dia, além de potencializar os resultados.

 

5. Tenha paz durante o dia inteiro

As pessoas que acordam cedo são mais serenas. E, se você prestou atenção em todas as razões para pular da cama, certamente já sabe por quê. Mais organizadas, elas costumam tomar um bom café da manhã, ter mais disposição para fazer exercícios físicos, acelerar o metabolismo para perder peso ao mesmo tempo em que produzem serotonina, hormônio do bem-estar.

Se quiser aproveitar os primeiros raios de sol para meditar, esse é o momento, já que a meditação também traz benefícios para a saúde física e mental. Então, faça as pazes com o despertador e melhore sua vida.


Fonte: Doutíssima

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais