Cidadeverde.com

Saiba tudo sobre a dengue e como se prevenir da doença

Imprimir

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e causada por um dos quatro vírus da doença. Uma vez que você está infectado com um deles, irá desenvolver imunidade para o resto da sua vida. No entanto, você ainda poderá ter problemas com os outros três vírus.

Um estudo publicado na revista Nature mostrou que cerca de 390 milhões de pessoas são infectadas com o vírus a cada ano em todo o mundo, três vezes mais do que a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, os dados do Ministério da Saúde revelam que foram registrados 170.103 casos prováveis de dengue no país apenas nos primeiros meses de 2016. Se você contrair a doença, os sintomas geralmente começam cerca de quatro a sete dias após a infecção inicial.

É comum que, pelo menos no início, o quadro seja confundido com o de uma gripe. Os sintomas podem incluir febre alta, dor de cabeça severa, dores articulares e musculares graves, erupção cutânea e náuseas. Parece simples, mas problemas sérios podem se desenvolver a partir daí.

A febre hemorrágica é uma das complicações possíveis. Rara, ela é caracterizada por febre alta, danos aos vasos linfáticos e sanguíneos, sangramento de nariz e gengivas, alargamento do fígado e insuficiência do sistema circulatório. Muitas vezes, esses sinais progridem para sangramento maciço, levando a choque e morte.

Pessoas com sistema imunológico enfraquecido e aquelas com segunda ou subsequente infecção por dengue estão entre aquelas com maior possibilidade de desenvolver a dengue hemorrágica.

 


O que fazer quando aparecerem sintomas?

Quando você sente dor no corpo e febre intensa, vale a pena buscar ajuda médica para realizar o diagnóstico. Os sinais e sintomas da dengue são semelhantes a outras doenças, o que por vezes pode complicar as chances de um diagnóstico imediato.

O diagnóstico profissional correto exige avaliação clínica e exame de sangue para encontrar sinais do vírus. Caso seja positivo, serão necessários alguns cuidados específicos. Embora ainda não exista um tratamento específico, é possível tomar alguns medicamentos e cuidados para aliviar o quadro.

Para formas mais leves, os métodos incluem evitar a desidratação, possível consequência da febre alta. Usar analgésicos para baixar a temperatura corporal e aliviar a dor também é indicação frequente. Mas vale o alerta: tenha cuidado e faça isso apenas sob prescrição médica, já que alguns medicamentos podem aumentar o risco de hemorragia interna.

Para as formas mais graves, o paciente provavelmente será incapaz de ingerir líquidos por via oral e deverá receber soro intramuscular – uma transfusão de sangue pode ser recomendada.

A boa notícia é que os próximos meses devem marcar a liberação de uma vacina contra a dengue no país. Com valor ainda indefinido, ela promete imunizar a população e diminuir o número de casos.


Fonte: Doutíssima

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais