Cidadeverde.com

Tratamento eficaz: Osteopatia trata dor nas costas sem cirurgia ou remédio

Imprimir

Para tratar problemas nos ossos, músculos e articulações, a maioria das pessoas recorre a tratamentos com remédios ou, em alguns casos, optam por cirurgias. A osteopatia promete tratar dores no ombro, cabeça, costas e hérnias de disco e ciáticas apenas usando as mãos.

 

O que é

Segundo o especialista, a osteopatia é um sistema estabelecido e reconhecido de diagnóstico e tratamento que tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo. A técnica propõe o tratamento de dores por meio de uma estimulação manual dos tecidos com massagens e exercícios em geral. “Essa vertente foi criada por um médico norte-americano chamado Andrew Taylor Still, em 1895”, completa Oliveira.

 

Como funciona

“O osteopata realiza um diagnóstico funcional preciso, no qual está incluída a investigação detalhada do movimento humano, dos hábitos alimentares, do sono, da atividade sexual, das posturas de trabalho e até níveis do estresse emocional”, explica Oliveira.

A partir do diagnóstico, o especialista em osteopatia estabelece a causa dos sintomas e estimula o corpo, por meio de manipulações suaves, a promover a capacidade de autocura.


De acordo com o fisioterapeuta, a osteopatia visa tratar o doente e não a doença e esse é um dos maiores benefícios. “Muitas pessoas chegam ao consultório para tratar dores no pescoço e acabam melhorando também a respiração e a digestão”, completa.

Ainda de acordo com o osteopata, quando o profissional põe a mão no paciente ele está harmonizando a estrutura musculoesquelética, o sistema visceral, o sistema craniano e as emoções advindas disto. “Isso resgata Princípio da Unidade do Corpo, equilibrando cada pedaço do corpo e suas ligações anatômicas e fisiológicas”, explica.

 

 

Contraindicação

“Qualquer pessoa, do recém-nascido ao idoso, homem ou mulher, sintomático ou não, pode fazer uma consulta com osteopata”, diz Oliveira. Segundo o especialista, a única contraindicação é não recorrer a esse tratamento se o osteopata não diagnosticar nenhum problema.

 

Duração média do tratamento

De acordo com Oliveira, as consultas e sessões são individuais e duram cerca de uma hora. “Em média, três a quatro sessões são suficientes para resolver a maioria das queixas”, completa.


Fonte: Bolsa de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais