Cidadeverde.com

TV Cidade Verde relembra grandes tragédias nos últimos 30 anos

Imprimir
  • 06a8dd32-c05a-4284-ac0e-525796733f8c.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • tiago_melo.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • ee27e686-2800-4f72-8598-854ba7063e92.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • def55dd1-9c85-4717-bad4-3af05b610e93.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • b5ab19d9-3bd7-423e-8aa6-3d11b0c238a1.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 8294fc3d-e8ed-48bf-9575-3ed9b6291690.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 46d2f492-6e93-4f52-96d4-8bc4453f1590.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 9df445f1-bd69-46ba-a665-204e3b1725ec.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 1c44afde-719a-4239-98d4-1c4d29c42770.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com

A apuração da equipe de jornalismo da TV Cidade Verde ajudou a esclarecer e, até mesmo, mudar o rumo de algumas investigações policiais que, muitas vezes, marcaram, comoveram e envolveram os piauienses em atos de solidariedade.  Esse é o tema do terceiro programa especial em comemoração aos 30 anos da TV Cidade Verde. Exemplo desse trabalho minucioso de apuração da TV Cidade Verde foi no caso do estupro coletivo contra quatro adolescentes em Castelo do Piauí, em maio de 2015.  

Caso Castelo do Piauí

Quatro adolescentes foram ao Morro do Garrote, ponto turístico da região, para tirar fotos para um trabalho da escola, no dia 27 de maio. Elas foram encontradas no fim da tarde, despidas, espancadas e violentadas sexualmente. As meninas foram internadas em estado grave, e uma delas morreu dez dias depois. Um adolescente foi apreendido e confessou o crime, contou detalhes e apontou outros como co-autores. A polícia prendeu um homem e apreendeu mais três adolescentes. O delator Gleison Vieira da Silva, de 17 anos, foi morto pelos outros menores investigados no Centro de Internação para Menores, em Teresina.  

A informação exclusiva sobre o Caso de Castelo é uma reportagem exibida, quase três meses depois do estupro, agressão e morte de uma das meninas, ainda não se tinha levantado a possibilidade do envolvimento de um policial militar no caso. Ele poderia estar coordenando ação de menores para disseminar uma onda de violência na cidade. A partir daí a investigação ganhou novo direcionamento. 


Multidão acompanha cortejo de Danielly, que morreu mais de uma semana após a barbárie em Castelo (Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde)

Morte do Ademysthon

Outro caso que ganhou destaque na “Semana 30 anos Cidade Verde” foi o assassinato do Ademysthon Rodrigues, gerente do Banco do Brasil de Miguel Alves, em 2013. O inquérito foi reaberto depois de uma reportagem do Joelson Giordani. Na época, o  gerente foi levado como refém e, durante a perseguição, houve uma troca de tiros. O gerente foi atingido e morreu no local. 

O inquérito foi concluído atribuindo o assassinato aos bandidos até que a TV Cidade Verde teve acesso aos documentos, comprovando que a Policia Militar não só tinha conhecimento dos planos para o assalto, como não fez nada para evitar. Alem disso, saiu da arma de um policial o tiro que matou o Ademysthon. Isso mudou toda a investigação, aumentou a cobrança da família e da sociedade; o caso foi reaberto e seis PM’s passaram a ser réus no processo.  

Ademysthon Rodrigues foi moto em troca de tiros após assalto (foto: divulgação)

Caso Fernanda Lages 

A morte da estudante de Direito, Fernanda Lages, em agosto de 2011, ainda hoje gera muitas polêmicas. E, na época, a TV Cidade Verde, com exclusividade, foi a primeira a levantar a possibilidade de suicídio; o que depois foi confirmado pela Polícia Federal. Considerado um dos casos mais investigados pela polícia do Piauí. Fernanda, 19 anos, foi encontra morta no canteiro de obras do Ministério Público Federal, na Zona Leste de Teresina. 

Depois de exumação, investimentos em perícias feitas pelos laboratórios mais renomados do país, a conclusão foi de que não havia como provar que ela tinha sido empurrada do alto do prédio. Quando o corpo foi encontrado a área não foi isolada para os trabalhos da perícia, o cenário alterado pelos operários, por curiosos, e pela própria polícia prejudicando a investigação. As primeiras impressões apontavam para um espancamento seguido de assassinado.

Crime Organizado e Rebelião 

Cerca de 20 anos atrás, o crime organizado do Piauí foi um capítulo que mudou a história do nosso Estado. Em 1999, a Polícia Federal apresentou o resultado de investigações provocadas por denúncias feitas pelo promotor Afonso Gil Castelo Branco, sobre crimes praticados por policiais civis e militares no Piauí ao longo de 20 anos.  

O então coronel da Polícia Militar José Viriato Correia Lima foi apontado como chefe do grupo; ele liderava uma quadrilha que desviava dinheiro público, emitia notas fiscais frias, roubava cargas de mercadorias e eliminava quem questionasse o esquema.  Os policiais também atuavam como matadores por encomenda. Pelo menos dez homicídios foram atribuídos ao grupo, entre elas a do namorado da filha de correia lima, o policial Leandro Safaneli e do delegado Arias Filho, que investigava o assassinato.  Arias Filho, pai do jornalista da TV Cidade Verde, Tiago Melo, foi assassinado com três tiros pelas costas ao término das investigações que apontava Correia Lima como mandante da morte do policial Safaneli. 

O ex-coronel, atualmente preso em Parnaíba, já foi condenado a 127 anos de prisão e ainda deve ser julgado por muitos outros crimes. 

Durante o dia a dia do jornalismo, tornou-se comum o registro de rebeliões no sistema prisional do Piauí. Dentre tantas ações planejadas e executadas pelos detentos, a TV Cidade Verde destacou o ano de 1999 quando alguns detentos tomaram outros sete de reféns na Casa de Custódia, em Teresina. 

A TV Cidade Verde transmitiu ao vivo o entra e sai no presídio, as tentativas de acordo das autoridades de Segurança, representantes do Governo e integrantes do Ministério Público com os rebelados.  Foram nove horas de negociação e a TV Cidade Verde acompanhou tudo. Por exigência dos rebelados, foram cedidos carros, celulares e coletes à prova de balas. Houve fugas e perseguições. Na fuga, os delegados Claudiomar Rodrigues e Felix Dias foram feitos de escudos. A polícia recapturou todos os fugitivos, um deles morreu em troca de tiro. Os reféns não tiveram ferimentos graves.

Policial Antônio de Pádua, o Charuto, foi morto pela namorada com a própria arma (Foto: reprodução/TV Cidade Verde)

Chacina da Meruoca e Caso Charuto 

Também em 1999, um crime na localidade de Meruoca, entre Teresina e União, chocou os piauienses. Quatro amigos que estavam caçando foram confundidos com criminosos que haviam assaltado o Banco do Brasil de Altos. Eles foram executados por policiais que, quando perceberam que haviam matado inocentes, queimaram os corpos e o carro para esconder as provas do crime. 

A TV Cidade Verde também acompanhou o crime bárbaro contra o policial civil Antônio de Pádua dos Santos, conhecido como Charuto. Ele foi morto com a própria arma em seu apartamento. A namorada, Georgia Kkarine, confessou o crime e contou como tentou esquartejar e incendiar o corpo para dificultar as investigações. 

 

Acidentes e Tragédias Naturais

A cobertura de várias tragédias que, muitas vezes, comoveu aos telespectadores da TV Cidade Verde, foi de muito aprendizado aos nossos profissionais de Jornalismo. Isso fez com que nós mudássemos a nossa forma de cobertura e a linha editorial dos programas. Uma dessas coberturas foi em 1957: um acidente na estrada para Parnaíba com um ônibus da empresa Marimba deixou 12 pessoas mortas. Nesse mesmo ano, dois ônibus de uma empresa sediada em Teresina se chocaram próximo a Caxias – no Maranhão – matando seis pessoas. E, um ônibus que saiu de Teresina com sentido a São Luis bateu em um caminhão carregado de madeira; 32 pessoas morreram. 


O rompimento da Barragem de Algodões é, até hoje, considerado o maior desastre natural no Piauí (foto: reprodução/TV Cidade Verde)

Por falar em tragédias, o Piauí não esquece o maior desastre natural no nosso Estado. Em 2009, o rompimento da Barragem Algodões 2 , no município de Cocal, provocou a morte de 7 pessoas e deixou centenas de desabrigados. A TV Cidade Verde foi a primeira equipe de jornalismo a checar ao local.  Também acompanhamos o outro lado dessa triste história encadeado pelos efeitos devastadores no aspecto psicológico da população e exigindo uma postura das autoridades. 

O desmoronamento na Rua Simplício Mendes, no Centro de Teresina, em dezembro de 1999, e o desabamento do teto do Ginásio Governador Dirceu Arcoverde (Verdão) no dia do show do cantor Roberto Carlos, no dia 22 de janeiro de 1995, por causa de uma forte chuva também foram exibidos no Especial. Em entrevista à TV Cidade Verde, o cantor alertou aos autoridades sobre os cuidados com a infraestrutura do Estado. A banda do cantor havia deixado o local minutos antes do desabamento; eles estavam passando o som para o espetáculo que seria realizado a noite.  "Que isso sirva de alerta aos autoridades em relação a construção de muitos ginásios aí pelo Brasil. Tem que haver uma preocupação maior em relação a margem de segurança com essas construções porque abrigam multidões.  Foi um vento muito forte, mas não foi um furacão", disse Roberto Carlos. 

#30AnosCV

Os internautas podem participar e acompanhar a semana "Cidade Verde 30 anos” nas redes sociais por meio da hashtag #30ANOSCV. Os programas especiais em comemoração pelos 30 anos da TV Cidade são exibidos entre os dias 11 e 15 de abril, durante a programação do Jornal do Piauí, a partir das 13 horas.

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais