Cidadeverde.com

Da atual bancada, apenas Paes Landim participou do impeachment de Collor

Imprimir

Foto: Arquivo Câmara

Dos dez deputados federais do Piauí que estão no exercício do mandato na Câmara Federal, apenas Paes Landim (PTB) participou da sessão que abriu o processo de impeachment em 1992 do então presidente Fernando Collor. Landim pertencia ao extinto PFL.

Na época, fazia parte da bancada do Piauí, além de Paes Landim, os deputados B. Sá (PTR), Ciro Nogueira (Bloco), Felipe Mendes  (PDS), Jesus Tajra (Bloco), João Henrique (PMDB), José Luiz Maia (PDS), Murilo Rezende (PMDB), Paulo Silva (PSDB) e Mussa Demes (PFL). 

Nove dos dez deputados votaram a favor do impeachment. Mussa Demes não compareceu à sessão.

Em 1992, 441 deputados votaram sim e autorizaram o Senado a abrir processo contra o então presidente Fernando Collor. Só 38 votaram não. Depois da autorização da Câmara, o Senado abriu o processo e Collor foi afastado da presidência.

O afastamento era provisório, mas virou definitivo quando o próprio Senado, em uma sessão presidida pelo então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Sidney Sanches, condenou o presidente, três meses depois.

Diferença Dilma e Collor

As acusações contra os dois presidentes são bem diferentes. Collor foi acusado por uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) de ter usado, em proveito próprio, mais de 6 milhões de dólares de um esquema de captação ilegal de dinheiro coordenado por seu ex-tesoureiro de campanha Paulo César Farias.Dilma Rousseff é acusada de ter autorizado manobras orçamentárias sem autorização do Congresso, as chamadas pedaladas fiscais.

Hérlon Moraes
Com informações da Agência Câmara

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: impeachment