Cidadeverde.com

Campanha promove evento para informar população sobre o nanismo

Imprimir

A campanha #SomosTodosGigantes - combate ao preconceito às pessoas com nanismo - está promovendo um evento neste sábado (16), no Parque Potycabana, para informar a população sobre a condição física que afeta uma pequena parte da população.

De acordo com o organizador do evento, Djarlles Pierote, o Piauí é o quarto a adotar a causa e promover um dia voltado para fornecimento de informações sobre o nanismo. "A campanha surgiu em 2015 em outros estadso e quisemos trazer para cá. Será um dia para informar as pessoas e combater o preconceito, além de falar sobre as dificuldades que as pessoas com nanismo passam e debater sobre a acessibilidade", informou o administrador de empresas, que é pai de uma criança com nanismo.

"Meu filho tem quatro anos, descobrimos no 9º mês de gravidez e procurei me informar a respeito. É importante que as pessoas com nanismo e os familiares participem do evento porque é uma chance de conhecer mais sobre essa condição, combater o preconceito e lutar por mais acessibilidade. A pessoa com nanismo tem dificuldades como pegar ônibus e utilizar caixas eletrônicos", ressalta Djarlles Pierote.

O evento contará com duas palestras e uma aula de dança. Cerca de 400 pessoas são esperadas para participar.

Nanismo
É uma condição física que afeta uma pequena parte da população, na proporção de 1 para 25 mil nascimentos. É resultante de uma mutação genética, a qual leva o crescimento esquelético anormal, resultando em um indivíduo com estatura entre 0,70 a 1,40m.

Mesmo sendo a causa genética, essa deficiência não é uma condição hereditária, isso significa que: qualquer casal pode ter um filho com algum dos tipo de nanismo.

Segundo a medicina existem mais de 400 tipos, sendo alguns ligados a questões hormonais e outros a displasia óssea, onde os mais comuns são: acondroplasia e hipocondroplasia.

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais