Cidadeverde.com

Hospital de Demerval Lobão ofertará obstetrícia a partir de maio

Imprimir

O Hospital Estadual João Luiz de Moraes, em Demerval Lobão, passa por adequações estruturais e reforma para ofertar atendimento em obstetrícia. Com a oferta do serviço, o hospital vai contribuir no controle do fluxo de gestantes que viajavam até Teresina para realizar o parto. Essa é uma das estratégias de ação definida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para ampliar e oferecer um atendimento mais humanizado e qualificado às parturientes, após um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado no Ministério Público.

O superintende de Assistência à Saúde, coronel Gerardo Rebelo, que visitou as obras nesta quinta-feira (14), afirma que, com esse novo perfil de atendimento, o hospital pode amenizar o fluxo para Teresina, já a partir de maio. “Estamos avançando nessa proposta e, no início do mês de maio, teremos um serviço de maternidade de urgência e emergência que vai resultar no desafogamento da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, e com as futuras mamães e bebês mais próximos de seus familiares”, enfatiza Rebelo.

As obras consistem na adequação do centro cirúrgico e da sala de parto normal, que já estão em fase final de preparação, além de outros setores dos hospitais, que darão suporte à maternidade. A parte de equipamentos e medicação está em fase final de aquisição, bem como o corpo clínico que está organizado para atender as futuras mamães e bebês. 

De acordo com o diretor-geral da unidade, Geraldo Júnior, a equipe está coesa e “numa força-tarefa para entregar tudo no prazo previsto, que é o dia 2 de maio”. Ele reafirma o compromisso estipulado pela Secretaria da Saúde de colocar em funcionamento, logo no início de maio, a maternidade, com pronto atendimento 24 horas.

O hospital já faz atendimento de urgência e emergência geral, além de ambulatorial, em diversas especialidades.

Os investimentos para o centro de pré-parto, parto e pós-parto são de aproximadamente R$ 72 mil. O novo serviço do hospital vai atender as populações dos municípios de Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Curralinhos, Monsenhor Gil, Miguel Leão, São Miguel da Baixa Grande e São Felix do Piauí. 

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais