Cidadeverde.com

HUT fez 3 mil atendimentos por acidentes com moto no trimestre

Imprimir

No primeiro trimestre deste ano o setor de estatística do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou 2.712 atendimentos apenas de vítimas de acidentes envolvendo motocicletas. Dentre esses atendimentos 2.086 são homens e 704 mulheres, sendo que quase 60% tem idade entre 21 e 40 anos.

Esses dados, de acordo com Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, continuam alarmantes e já podem ser considerados um problema de saúde pública. “Os motociclistas precisam ser mais prudentes no trânsito e utilizar corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os acidentes estão cada vez mais graves e deixando a maioria das vítimas com sequelas permanentes. São pessoas economicamente ativas que passam a comprometer a renda de toda a família”, explica o diretor.

A cada seis atendimentos que o HUT realiza um é de acidente por motocicleta. Isso representa quase 16% de todo atendimento. Seguido por Mal Súbito com 13,6% e Dor Abdominal com 8,5%. Por mês o HUT realiza uma média de seis mil atendimentos e 1.200 cirurgias.

Francisco das Chagas, de 29 anos, está internado na Clínica Ortopédica do HUT desde o dia 25 de março, depois de um acidente entre um ônibus e a moto em que estava como passageiro. Francisco relata que o piloto da moto não calculou direito a distancia que estavam do ônibus e ao tentar fazer uma curva colidiu com o mesmo sendo que ele foi arremessado para debaixo do veículo e o pneu da frente passou por cima da perna esquerda dele. Ambos tinham consumido bebida alcoólica.  

“Tive muita sorte. Minha perna parou dentro de uma vala e o pneu passou por cima. Já passei por três procedimentos e ainda vou precisar passar por mais. Estou feliz de estar vivo e tudo que quero agora é poder ver meu filho”, relata Francisco, acrescentando que por conta do tratamento prolongado ficará sem trabalhar e por isso entrará com um pedido de auxilio doença no INSS.

O médico ortopedista, Dr. Durval Tercio, que acompanha o caso de Francisco explicou que ele vai ficar com sequelas, pois teve lesões graves de partes moles, incluindo tendões e amputação de dedo. “Francisco ficará com limitação de movimento do tornozelo e do pé. O tempo de recuperação total poderá se estender de seis a doze meses. Tudo dependerá da sua resposta ao tratamento”.

Referencia em Traumatologia e Ortopedia

Habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia de urgência e emergência o HUT realiza por mês uma média de 700 cirurgias ortopédicas, representando mais de 50% do total de cirurgias. Só este ano já foram feitas 2.153.

Segundo o Dr. Osvaldo Mendes, gerente médico da Clínica Ortopédica, os acidentes com moto são responsáveis por mais de 90% das fraturas mais graves atendidas no HUT.
 
“Esses acidentes provocam lesões geralmente muito graves e das mais variadas possíveis no sistema muscular esquelético e neurológico, pois são produzidas por traumas de grande energia por conta da alta velocidade. Além das sequelas esses pacientes perdem parte de membros ou todo o membro causando grandes traumas às vítimas”, destaca Dr. Osvaldo.

No total geral o HUT já atendeu este ano 3.275 pessoas vítimas de acidentes de trânsito. Em 2015 foram 13.764 atendimentos. Os acidentes com moto representam mais 80% desse total.

Educação no Trânsito

Para reduzir os índices de acidentes de trânsito envolvendo, especialmente, os motociclistas a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) realiza ações tanto na área de fiscalização como na educação de trânsito. Ao intensificar o trabalho de fiscalização os condutores estão sendo punidos por estarem desrespeitando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e ainda colocando em risco a sua vida e das outras pessoas.

Segundo o Diretor de Operação e Fiscalização da Strans, Jaime Oliveira, as ações de fiscalização são feitas diariamente nos três turnos e tem como objetivo principal punir os condutores que estejam desrespeitando o código e ainda que estejam com condutas indevidas no trânsito. “Estamos nas ruas para notificar as pessoas que estejam desrespeitando as regras. Verificamos especialmente, os itens de segurança, pois somente assim muitos acidentes poderão ser evitados e vidas salvas”, enfatizou.

O diretor reforça ainda que os motociclistas que estacionarem em local proibido e em desacordo com o CTB podem ter o seu veículo removido, além ser notificado. “Estamos diuturnamente nas ruas com o intuito de organizar o trânsito e oferecer mais segurança para as pessoas que fazem parte do nosso trânsito”, reforçou.

De acordo com a Gerente de Educação de Trânsito da Strans, Samyra Motta, a falta do uso de equipamento de proteção, juntamente com a ingestão de bebida alcoólica e velocidade são os fatores que têm contribuído para o agravamento dos acidentes envolvendo motociclistas. “As pessoas precisam compreender que essa mistura tem feito muitas vítimas fatais e graves no nosso trânsito, e que somente com uma mudança de comportamento poderemos reduzir esses índices”, disse.

A gerente reforça que as campanhas educativas são realizadas com muita frequência, mas algumas pessoas simplesmente não se conscientizam da necessidade dessa mudança de atitude. “As nossas ações educativas têm acontecido principalmente com os motociclistas, por ser considerado um grupo de risco, e que mesmo assim insistem nesse comportamento de risco e que muitas vezes ficam sequelados por conta da falta de preocupação com a sua própria proteção”, complementou.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais