Cidadeverde.com

Massagem antiestresse será tema de curso no XI Congresso Cientifico da Fiep Piauí

Imprimir

 

As pessoas estão cada vez mais atarefadas, com mais cobranças, tanto no âmbito profissional, como no pessoal, ainda mais pelo fato de estarem cada vez mais conectadas, o todo tempo, com as tecnologias e com a rapidez que as tarefas exigem de cada um, no trabalho, na família, na sociedade. Consequentemente apresentam certa tensão, porque precisam atender dentro do tempo todas as solicitações, sejam de ordem financeira, profissional, estudantil, familiar e amorosa. Para buscar minimizar os efeitos negativos dessas cobranças no corpo e na mente, o professor mestre de graduação e pós graduação da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, Andre Nessi, tornou-se um conhecedor profundo da massagem antiestresse. O assunto será abordado por ele durante o XI Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física (FIEP – Delegacia Regional Piauí). O evento acontecerá nos próximos dias 27 a 30 de abril, no Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí, em Teresina.

Em 2014, o professor, que é autor e coautor de vários livros, ministrou curso na nona edição do evento e a turma ficou lotada. Este ano, pensando na grande procura, os coordenadores do congresso optaram pela realização do curso em duas oportunidades, nos dias 28 e 29 de abril, de 7h30 às 12h. Segundo Nessi, existe um estresse, palavra adotada na década de 60 como "stress", para todas as situações que precisamos nos adaptar, alterando nossas respostas cardíacas e respiratórias. “O estresse está presente em todas as atividades profissionais, faixas etárias e classes sociais.

Precisamos buscar o equilíbrio e uma das melhores formas comprovadas em estudos na Universidade Anhembi Morumbi é a ‘massagem antiestresse’. Com este conhecimento, associado às técnicas lúdicas da Educação Física, despertou-se o interesse nos organizadores de eventos, como da nossa coordenadora deste grande evento em Piauí, professora Leonor, e também nos alunos, na busca desta técnica prática e fácil de aprendizagem, agradável de aplicar e muito mais de receber”.

O objetivo do Curso 4 Massagem antiestresse para o bem estar é desenvolver nos profissionais da Educação Física, Fisioterapia, além de massoterapeutas e esteticistas, melhor percepção corporal de si mesmos, além de saber compreender melhor o corpo e suas funções para, assim, atuar na promoção da qualidade de vida e bem estar dos alunos e clientes. Segundo Nessi, a prática da massagem pode ocorrer de forma individualizada, onde atua terapeuta e massageado, ou em aulas com participações em duplas dos alunos. “Hoje nas grandes academias, há espaços para atuações de massoterapeutas, esteticistas, fisioterapeutas ou até personal trainer que, após suas aulas, pode atuar de forma a promover relaxamento e bem estar”, destacou. 

Todos devem ter direito a tudo o que é provedor de bem estar. Com essa afirmação, Nessi ressalta que a própria natureza é um provedor, com a luz solar que ajuda a produzir vitamina C e fixa o cálcio no organismo; ar puro, para a boa ventilação dos pulmões; as frutas e hortaliças, para a manutenção de nossos tecidos e estruturas; a água, como fonte de vida e ajuda na nossa hidratação; a meditação ou oração, para voltarmos à calma e resgatar valores;o sono, para recuperar nosso sistema nervoso. “Não nos falta todos os dias em grandes ou pequenas proporções todos estes itens. E o principal é o toque, que é uma das necessidades básicas para sentir que estamos vivos. A massagem é a prática que atende bem essa necessidade. Todos podem ter acesso, pessoas que gostam de ambiente requintado, atendimento exclusivo e especial; porém, todos podem estar presentes em aulas de Educação Física, onde os alunos podem desenvolver esta prática de forma lúdica”.

As principais contraindicações da massagem antiestresse estão em pessoas com problemas na pele, gestantes até três meses, idosos com fragilidades, pessoas com câncer, leucemias, diabetes descompensadas, hipertensões descompensadas, febre, inflamações, infecções. De forma geral que tem boa saúde é um ótimo candidato a receber uma massagem antiestresse. 

Nessi publicou o livro Massagem Antiestresse que já está em sua quinta edição, premiado duas vezes como o troféu Top FIEP. Ele possui DVD de massagem antiestresse, é coautor dos livros Atividade Física Adaptada com o Tema: Massagem Integrativa; coautor do livro Spaterapia com os temas: Massagem com  Pindas, Massagem Epicrânia, Massagem Podal e Massagem Aquática, coautor do livro Recursos Técnicos Manuais, com o tema: Breve história da Massagem e Massagem Relaxante corporal. Seu mais novo projeto é o que está desenvolvendo com a Profª Drª Flamínia Lodovici na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC -SP, inclusive apresentado para este evento como artigo: Massagem Gerontológica, técnica própria para idosos.  

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais