Cidadeverde.com

Crianças receberão tratamento odontológico gratuito em Amarante

Imprimir

Na próxima quinta-feira (28), data em que se comemora o Dia Mundial do Sorriso, o programa Dentista do Bem, da organização social Turma do Bem, irá selecionar jovens de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuito no município de Amarante, há cerca de 150 km da capital. “Esse é, sobretudo, um trabalho de inclusão, porque a pessoa que sente uma dor no dente, ou que tenha perdido parte da dentição, muitas vezes não consegue se integrar às atividades sociais”, destaca a coordenadora regional do projeto, Maria de Jesus Moraes Ribeiro. 

A triagem será aberta à população, das 14 às 17 horas, na Unidade Escolar Professor Antônio Castro, Avenida Afrânio Filho, nº 1176, bairro Escalvado. Para participar, o jovem deve ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável e portar RG, comprovantes de residência e de matrícula em escola pública. 

Cada selecionado receberá uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento. Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes até eles completarem 18 anos, oferecendo tratamento totalmente gratuito, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo. 

Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 68% não sabem que têm direito a atendimento na rede pública, como é o caso da neta da dona Josefa Lopes, selecionada na edição de 2015. “Ela chegou a perder um mês de aula porque os dentes da frente quebraram. Tinha vergonha. Esse projeto é uma solução para quem não pode pagar”, afirma.
 
A Turma do Bem (www.tdb.org.br) gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com 16 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica. Em 13 anos, impactou quase 60 mil jovens e mais de 600 mulheres.  

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais