Cidadeverde.com

Menina faz campanha e reúne 4 mil livros com garotas negras como personagens

Imprimir

Marley Dias, apesar da pouca idade, 11 anos, ficou incomodada ao perceber o grande número de personagens brancos nos livros que costuma ler. Decidida a fazer uma campanha pela valorização dos negros na literatura infantil, ela lançou a hashtag #1000blackgirlbooks (1000 livros de garotas negras).

"Eu estava na quinta série e fiquei frustrada porque só líamos livros sobre garotos brancos e seus cachorros. Daí, eu falei com a minha mãe e ela me disse: 'ok, mas o que você vai fazer sobre isso? E eu decidi colecionar mil livros'", disse a norte-americana, em entrevista ao portal da Folha de S.Paulo. "São livros sobre garotas negras, mas, na verdade, os livros são para todas as pessoas que quiserem ler e você pode aprender muito neles sobre racismo e cultura", completou, sobre o acervo que conquistou.

O objetivo era arrecadar mil livros, mas a menina já reuniu mais de quatro mil. A maioria foi doada para uma escola em que Marley Dias estudou e outras instituições de ensino da Jamaica. "Mil era um número grande para mim, porque eu só tenho 11 anos", destacou ao site. O novo plano da norte-americana é criar um clube de leitura com livros sobre garotas negras. Ela pretende abrir espaço para pessoas de diferentes lugares do mundo ao fazer debates via Skype e outras redes sociais.

Fonte: Correio Braziliense

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais