Cidadeverde.com

Cineas fala com convidado sobre projetos culturais em Campo Maior

Imprimir

O projeto de criação do Memorial Francisco Pereira da Silva, em Campo Maior(PI), foi um dos temas abordados na conversa de Cineas Santos com João Luis Queiroz, neste sábado(30), no Feito em Casa. O convidado é veterinário e apicultor, mas como definiu o apresentador, "acima de tudo um cidadão que se preocupa com a cultura".

Segundo Cineas, o projeto do Memorial tramita na Assembleia Legislativa e tem como objetivo transformar a casa histórica onde morou Francisco Pereira da Silva, um dos maiores dramaturgos do Brasil, em um espaço vivo que beneficie toda a comunidade campomaiorense, onde nele funcione uma biblioteca e uma escola de teatro. O apresentador destacou que a casa ainda mantém a sua feição original. 

João Luis, que também apóia o projeto, lembrou que a Associação Campomaiorense de Criadores de Caprinos e Ovinos, criada e já presidida por ele, funcionou no local. O convidado disse que falta boa vontade das autoridades para tornar o Memorial uma realidade.

Durante sua participação no Feito em Casa, João Luis ainda falou sobre o Encontro de Vaqueiros que organiza em Campo Maior. Segundo ele, o ponto alto dos festejos de Santo Antônio e uma tradição que reúne vaqueiros de várias cidades vizinhas como José de Freitas, União, Coivaras, Jatobá e Nazaré.

João Luis justificou a importância do evento, dizendo que Campo Maior foi fundada a partir de aglomerados de gados e fazendas e que a figura central da história da cidade é o vaqueiro. "Isso está no sangue do campomaiorense. Todo mundo em Campo Maior se sente um pouco vaqueiro e com o pé no estribo", falou.

Assista na íntegra a entrevista!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais