Cidadeverde.com

Por ano, cinco mil pacientes são diagnosticados com câncer no Piauí

Imprimir

A partir desta segunda-feira (02), os piauienses contarão com mais unidades de saúde para tratamento do câncer pelo SUS. Em Teresina, além do Hospital São Marcos, os pacientes terão atendimento especializado no Hospital Universitário. No litoral piauiense, entra em funcionamento uma rede credenciada, em Parnaíba. 

Elisabeth Monteiro, coordenadora da Rede de Atendimento de Pacientes com Doenças Crônicas da Sesapi, explica que, pela estimativa do Instituto Nacional do Câncer, 5 mil novos casos da doença são descobertos no Piauí por ano. 

"O acesso será 100% regulado através do gestor saúde. Esses pacientes terão acesso garantido a consultas, exames complementares, cirurgia geral e quimioterapia. Serão feitos todos os procedimentos no HU, exceto radioterapia, que continua sendo feita no Hospital São Marcos. A incidência de pacientes com câncer no Estado é assustadora. A gente tem um serviço eficiente, mas que precisa ser complementado", explica Monteiro. 

Em Parnaíba, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) será inaugurada na manhã de hoje, com a presença do governador Wellington Dias, secretário de Saúde Francisco Costa, prefeito Florentino Neto e outras autoridades. A unidade terá capacidade para atender até 500 pacientes. 

 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais