Cidadeverde.com

Piauí conquista 10 medalhas na Copa Nordeste de Ciclismo em Sergipe

Imprimir

A Copa Nordeste de Ciclismo trouxe um saldo positivo para o Piauí, que encerrou neste domingo a 28ª edição do evento em Aracaju, Sergipe, com 10 medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e cinco de bronze. 

Os 300 ciclistas dos nove estados da região que participaram  do evento oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC fizeram bonito. A Bahia mais uma vez mostrou a sua força e venceu a Copa no quadro de pontos e medalhas, obtendo 20 medalhas, sendo 12 de ouro.

O Piauí manteve o seu resultado de 2015, conquistando a 6ª colocação com 10 medalhas, sendo duas de ouro, conquistadas por Thiago Tharson Bittencourt, de Parnaíba, na categoria Júnior, e por José Arlindo Névoa, na categoria Veterano.

CIRCUITO

No último dia de competição da Copa Nordeste de Ciclismo, neste domingo (1º), na prova de Circuito, Thiago Tharson mostrou por que foi escolhido pela Federação de Ciclismo do Piauí – FCP o melhor atleta de 2015, na festa dos campeões da temporada passada, realizada recentemente em Teresina.  

A fera venceu em primeiríssimo uma das categorias mais rápidas e fortes do evento, a Júnior. E não ficou sozinho não, o seu companheiro de categoria Vitor Alexandre de Miranda cruzou em segundo a linha de chegada, ficando com a medalha de prata. O outro piauiense Mateus Ferreira ficou em 16º lugar.

No feminino, destaque para a melhor atleta piauiense de 2015, Karine de Macedo Frota; ela conquistou medalha de prata. As outras piauienses  Maria do Carmo Castro, a Carmem ficou em 10º e Elza Nunes dos Santos em 11º.  Ainda na competição Circuito, medalha de prata para o Piauí, na categoria Master C-1 para Walfredo de Macedo Oliveira; na mesma categoria Ancério da Penha Rosa chegou em 8º. Na categoria Veterano José Arlindo Névoa conquistou medalha de bronze.  Na Master A-1 Rogério Ferreira em 6º, na Master A-2 Joceano Lustosa Alves em 9º, na Master B-2 Júlio Cesar Furtado em 6º.

RESISTÊNCIA

No sábado (30) na prova de Resistência, o Piauí conquistou a primeira medalha de ouro na categoria Veterano, com José Arlindo Névoa; na categoria Máster C-1 Walfredo Damaceno Oliveira obteve a medalha de bronze; na mesma categoria Ancerio da Penha Rosa ficou em 8º lugar. 

A pentacampeã piauiense de mountain bike, Maria do Carmo Castro quase abocanhou o pódio, ficando com a 4ª colocação; a campeã foi Dilma Chacon, do Rio Grande do Norte, a prata foi para Irislene Silva, do Maranhão, e o bronze para Cristiane Almeida, da Bahia; as demais piauienses Karine Frota ficou em 7º, e Elza Nunes, em 13º lugar.

Na categoria Júnior, Thiago Tharson por milésimos de segundos não subiu ao pódio, ficando na 4ª posição, com o tempo de 2h52min959; o campeão Henrique Alves Rocha, da seleção baiana, foi o campeão e com o tempo de 2h52min469. Foi no arranque final, em menos de um segundo que se definiram os medalhistas dessa forte categoria. 

É claro que Thiago conquistaria o ouro no dia seguinte, no Circuito. Vitor Alexandre Nascimento ficou em 8º; na Master A-1 Rogério Ferreira do Nascimento foi o piauiense melhor colocado em 11º lugar; na categoria Máster A-2 Joceano Lustosa Alves, cruzou a linha em 8º; na Máster B-2 Julio Cesar Cabral Furtado conquistou o 5º lugar.

Na sexta-feira (29), a abertura da 28ª Copa Nordeste de Ciclismo começou bonita para o Piauí que, de cara, conquistou três medalhas de bronze na prova de Contrarelógio Individual (CRI). Na categoria Elite, na sua especialidade, Emanuel de Jesus Costa Rabelo, o Kiko, conseguiu sua meta, que era conquistar uma medalha; promessa cumprida; na Elite, Vitor Fernandes e Andrei Costa, ambos da seleção de Sergipe, conquistaram ouro e prata, respectivamente. Também na Elite, outro piauiense José de Araújo Gomes Júnior ficou em 16º.  As outras medalhas para o Piauí foram para Walfredo Damaceno, da Master C-1, e para o veterano José Arlindo Névoa.

Na categoria Feminino, as piauienses Karine Frota e Maria do Carmo Castro, cruzaram a chegada na 5ª e 6ª colocações. Thiago Tharson e Vitor Alexandre chegaram em 8º e 9º lugares, respectivamente, na categoria Júnior. Nas Máster A-1, Rogério Nascimento ficou com o 7º lugar; na Master A-2, Joceano Lustosa ficou com o 9º lugar; Júlio Cesar Furtado, da Master B-2, ficou em 6º.

A 28ª edição da Copa Nordeste de Ciclismo é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Sergipana de Ciclismo (FSC), com patrocínio da Caixa Econômica Federal. A delegação piauiense contou com 15 atletas. O chefe da equipe foi Zenardo Maia e Davi, comissário. 


MEDALHAS DO PIAUÍ

RESISTÊNCIA

Ouro - José Arlindo Névoa - Veterano
Bronze - Walfredo Damaceno Oliveira – Master C-1
CIRCUITO
Ouro – Thiago Tharson Bittencourt Silva - Júnior
Prata - Vitor Alexandre de Miranda – Júnior
Prata – Karine de Macedo Frota
Prata - Walfredo de Macedo Oliveira – Master C-1
Bronze – José Arlindo Névoa – Veterano

CONTRARELÓGIO INDIVIDUAL

Bronze – Emanuel de Jesus Costa Rabelo - Elite
Bronze – Walfredo Damaceno Oliveira - Máster C-1
Bronze – José Arlindo Névoa - Veterano


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais