Cidadeverde.com

Mais de 1.200 contribuintes não declararam Imposto de Renda no Piauí em 2016

Imprimir

A Receita Federal no Piauí informou que 1.261 pessoas não realizaram a declaração do Imposto de Renda dentro do período pré-determinado, que ocorreu entre os dias 1º de março a 29 de abril deste ano. A expectativa era que cerca de 225 mil contribuintes fizessem a declaração. Desse total, apenas 223.739 entregaram.  

Os contribuintes que não obedeceram o prazo poderão declarar a partir desta segunda-feira (2). No entanto, a entrega ocorrerá mediante punições, como o pagamento de multas.  

A Receita Federal esclarece que, existindo imposto devido, a multa é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso que irá incidir sobre o imposto devido (e não sobre o imposto devido 
menos as deduções). O valor mínimo da multa é de R$ 165,74 e o  
máximo é de 20% do imposto devido. Caso não exista imposto devido, a multa é somente de  R$ 165,74.

Malha Fina 
Os contribuintes poderão cair na Malha Fina caso declare informações inverídicas ou sem correspondência em outras bases de dados da Receita Federal como, por exemplo, informar despesas médicas, mas o profissional da área de saúde não ter realizado o procedimento.

Com a falta ou o erro de informações, a declaração fica retida. Os contribuintes que entregaram dentro do prazo poderão retificar os dados sem pagamento de multa.

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais