Cidadeverde.com

“Maria, Maria”: arte feita por mulheres tem exposição a partir de hoje (03)

Imprimir

“Maria, Maria”. Este é o nome que carrega uma exposição pensada para reverenciar exclusivamente o trabalho protagonizado por 120 mulheres, entre artesãs e artistas, da nossa capital. A mostra será aberta hoje (03), às 16h30, na Praça de Eventos de Riverside Shopping, e se estende até domingo, dia 08 de maio.  O destaque vai para as peças desenvolvidas por grupos que trabalham com Economia Solidária e Criativa em Teresina.
 
A exposição é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) e União dos Artistas Plásticos do Estado do Piauí (Uappi). Com isso, foi possível reunir uma diversidade de produtos que expressam o talento das produtoras da cidade.
 
Dentre os trabalhos expostos estão as belas e tradicionais cerâmicas da Cooperativa de Artesanato do Poti Velho (Cooperart), os bordados delicados da Associação da Central de Compras de Bordadeiras de Teresina (ACCBT), as criativas e sustentáveis biojóias da Associação Bioart, as peças das tecelãs da Associação de Tecelões do Dirceu I e as telas de Josefina Gonçalves, Mulheres do Ateliê e da Uappi,
 
A coordenadora de eventos da Uappi, Reisinha Barbosa, destaca que a exposição foi pensada para o mês de maio porque este é tradicionalmente destinado a homenagear todas as mulheres. “Escolhemos realizar essa mostra em maio porque é nele em que as mulheres são mais homenageadas. O objetivo dessa exposição é valorizar e divulgar o trabalho das artistas e artesãs de Teresina, que merecem e estão conquistando cada vez mais espaço”, destaca ela.
 
O gestor da Semest, Olavo Braz, pontua que as mulheres exercem um papel elementar tanto na Economia Solidária, quanto na Economia Criativa. “Na Economia Solidária e Criativa são as mulheres que têm exercido papel de destaque. A Secretaria Municipal de Economia Solidária foi criada justamente para dar apoio de modo mais consistente ao trabalho desenvolvido por elas. Uma dessas formas de apoio se dá através da realização de feiras e eventos, que são meio eficazes de expor e comercializar essa produção, contribuindo assim para geração de trabalho e renda das mulheres da nossa cidade”, disse o secretário.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais