Cidadeverde.com

Beneficiários do Bolsa Família podem ter cartão bloqueado em Teresina

Imprimir

Mais da metade dos 54 mil beneficiados do Bolsa Família em Teresina estão correndo de ter o benefício bloqueado por não comparecerem aos serviços de assistência à saúde. A informação é da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Semtcas). 
 
Para garantir o acesso ao Programa Bolsa Família as famílias devem atender as condicionalidades de saúde, de educação e de assistência social. Na educação observa-se a frequência escolar e o desempenho na escola por parte das crianças e dos adolescentes. Na assistência social a frequência nos Serviços de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos pelas famílias. Já na saúde, em que o índice tem sido mais preocupante, observa-se o acompanhamento do calendário vacinal, pré-natal e desenvolvimento dos bebês, entre outros pontos.
 
"É imprescindível que as famílias procurem, imediatamente, os agentes comunitários de saúde em suas respectivas áreas, a fim de que seja realizado o agendamento do atendimento dessas famílias. Os beneficiários do programa podem ter acesso a todas as informações nas unidades básicas de saúde. Aquelas que residem em áreas que não possuem cobertura das equipes de saúde da família devem procurar o CRAS que atenda à sua região, para que seja realizado um mutirão de atendimento”, pontuou Jovina Sérvulo, coordenadora das Condicionalidades do Programa Bolsa Família.
 
Na área de saúde, por exemplo, as famílias beneficiárias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê. No entanto, não estão procurando os serviços. 
 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (86) 3215-7581, buscando a equipe técnica da Gerência de Programas de Renda Mínima.
 
 
 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais