Cidadeverde.com

Dicas infalíveis para combater o soluço recomendas pelos médicos

Imprimir

Os soluços acontecem quando o nervo vago ou uma de suas ramificações, que vai do cérebro para o abdômen, fica irritado. Especialistas dizem que os soluços são na maioria das vezes uma reação a distúrbios digestivos comuns. Uma forma de conter os soluços é inundar o nervo vago com outra sensação. O nervo vago envia sinais ao cérebro que existem coisas mais importantes acontecendo e então é hora de acabar com os soluços. Outros métodos interferem na respiração, aumentando a quantidade de dióxido de carbono no sangue. Isso provavelmente faz com que o corpo fique mais preocupado em se livrar do dióxido de carbono do que criar soluços. as seguintes dicas são recomendadas pela própria medicina:

 

1) Engolir uma colher de açúcar

Esse ato sobrecarrega as extremidades do nervo na boca com uma sensação doce. Essa sensação vai ocupar o cérebro imediatamente com outras reações. Experimente também o açúcar na parte de trás da língua, onde sentimos o gosto “azedo”. Assim a sobrecarga de açúcar dará mais resultado!


2) Tapar ouvidos

Alguns médicos recomendam que você tape os ouvidos para parar os soluços. O nervo frênico tem ramificações que chegam à região do sistema auditivo. Ouvidos tampados fazem com que essa área seja estimulada, e o nervo volta a funcionar bem.


3) Levar um susto

Apesar de ser a técnica do tempo da vovozinha, isso funciona! O susto ativa o nervo vago e coloca um ponto final nos soluços. Segundo especialistas a descarga de adrenalina coloca o organismo em estado de atenção e distrai o cérebro do problema do nervo irritado.


4) Beber ou gargarejar água

Engolir ou gargarejar com água também é uma ótima técnica, pois acalma e ocupa o nervo frênico com uma nova utilidade.

 


5) Fazer careta

Fazer careta esticando a língua também pode parar os soluços.


6) Prender a respiração

Prender a respiração também funciona, pois aumenta a quantidade de CO2 no sangue, e esse problema se torna mais urgente a ser resolvido pelo organismo. Dá tão certo quanto respirar dentro de um saco de plástico, pelo mesmo motivo. Fazer careta esticando a língua também pode parar os soluços.


7) Receber cócegas

Receber cócegas também funciona de forma parecida com o susto. O alerta disparado pelo cérebro deixa o problema do nervo em segundo plano.


8) Massagem anal com o dedo

Essa técnica foi publicada em uma revista médica científica como a forma mais eficiente de tratar soluços, superando inclusive O uso de fármacos.  O artigo rendeu o IgNobel de medicina em 2006, portanto, se nada acima resolver, mãos à obra!


9) Respirar no saco

Acredita-se que a antiga técnica de emergência de respirar em um saco de papel funcione com base no mesmo princípio do método de prender a respiração. Ambos aumentam a quantidade de dióxido de carbono na corrente sanguínea e o corpo fica preocupado em se livrar deste e esquece dos soluços.


10) Cheirar pimenta do reino

Cheirar um pouco de pimenta do reino vai induzir ao espirro e isso irá eliminar seu soluço na mesma hora!


Fonte: Diário de Biologia

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais