Cidadeverde.com

Em oito anos, Ceir realizou mais de 850 mil atendimentos

Imprimir

Fundado para atender a demanda de pessoas com deficiência por tratamento no Piauí, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) completa, nesta quinta-feira (5), oito anos de atendimentos. 

Em média, 1.700 pessoas são beneficiadas a cada mês com os serviços do local e em um único dia podem receber até cinco atendimentos multiprofissionais na reabilitação físico-motora, intelectual ou auditiva, no Centro de Diagnóstico e na Oficina Ortopédica. A qualidade do serviço prestado pelo local pode ser aferida com os mais de 850 mil atendimentos já realizados. 

Para Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar – que administra o Ceir desde a fundação -, o centro se consolidou como referência na saúde pública do estado. "Com uma equipe multiprofissional, trabalhamos para reintegrar a pessoa com deficiência na sociedade, no mercado de trabalho e na sua família, com o diferencial de priorizar a humanização no atendimento", destaca o presidente. 

Atendimento no Ceir.( Foto: Ascom Ceir)Depois de um acidente de moto que sofreu ano passado, Francisca Kelly passou a ser beneficiada pelos serviços do Ceir. "Eu tive minha perna direita amputada e há quatro semanas faço sessões de fisioterapia, que estão me preparando para receber a minha prótese confeccionada pela Oficina Ortopédica", conta a paciente. 

O Ceir é uma ação do Governo do Estado do Piauí, com o apoio do Governo Federal, sob a gestão da Associação Reabilitar – organização social sem fins lucrativos e de interesse social, reconhecida como entidade de utilidade pública e de interesse social, que administra o Centro desde a sua fundação, pçor meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

Para ter acesso aos serviços do centro, é necessário procurar a Unidade de Saúde mais próxima e fazer uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família ou credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS); solicitar o preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS; anexar à solicitação do médico as cópias do CPF e RG, cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde), comprovante de residência com CEP e, pelo menos, um número de telefone para contato; e procurar o setor de marcação de consultas online do SUS no Posto de Saúde ou Secretaria de Saúde do município.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais