Cidadeverde.com

Barragem vai garantir água aos moradores de Ribeira do Piauí

Imprimir

O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, dará início ainda no primeiro semestre deste ano, a construção de uma barragem no povoado Barriguda, localizado nas proximidades da cidade de Ribeira do Piauí, região sul do Estado. O reservatório terá capacidade de um milhão de metros cúbicos e está orçado em R$ 3 milhões.

“Esta barragem vai permitir a perenização do rio Piauí no trecho que compreende o povoado Barriguda, na zona rural do município de Ribeira do Piauí. O governador Wellington Dias solicitou que a Semar fizesse um projeto de pequenas barragens para a perenização dos rios temporários do Estado e começaremos por este reservatório. A obra vai significar a redenção do problema de abastecimento de água daquela região, bem como possibilitar o incremento de políticas públicas de irrigação”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza Carvalho.

A Coordenadoria de Fomento à Irrigação será parceira neste projeto, doando kits de irrigação aos agricultores ribeirinhos para que possam produzir, independente de chuvas, seus alimentos. Ela dará a assistência técnica e todo o apoio necessário aos produtores daquela região, que também se utilizarão da barragem para projetos de piscicultura.

Na última quinta-feira (5), o secretário Ziza Carvalho esteve visitando o local onde será construída a barragem. Ele estava acompanhado do superintende de Recursos Hídricos da Semar, Romildo Mafra, do superintendente de Meio Ambiente, Carlos Moura Fé, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, do engenheiro Norbelino Lira de Carvalho e do coordenador de Fomento à Irrigação, Benedito de Carvalho Sá (B.Sá). Foram feitas imagens do lugar, que servirão para acompanhamento das obras.

A licitação da barragem de Barriguda já foi realizada e a empresa homologada para a construção está em fase de elaboração do Plano de Controle Ambiental. A Semar está analisando o processo de licenciamento do reservatório. A assinatura da Ordem de Serviço deve ser realizada no mês de junho.

Este é a primeiro de oito reservatórios que serão construídos ao longo do rio Piauí nos próximos meses. De acordo com Ziza Carvalho, barragens também serão erguidas nos rios Canindé, Berlenga, Sambito, Poti, Longá, Guaribas e Gurgueia. Ao todo, o governador Wellington Dias determinou a construção de 50 barragens de pequeno porte até o ano de 2018 para perenizar os rios que secam durante o período de estiagem.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais