Cidadeverde.com

Mães da Unidade Canguru ganham festa na Evangelia Rosa

Imprimir

As mães do Projeto Canguru da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) receberam a visita do secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, durante a comemoração do Dia das Mães, nessa sexta-feira (6). As 35 mulheres que estão acolhidas nas enfermarias estavam com seus bebês acomodados da posição Canguru durante todo o evento. Elas ganharam presentes oferecidos por uma equipe da Maçonaria.

O evento na Unidade Canguru, onde mãe e bebê recebem atendimento humanizado, foi parte das atividades desenvolvidas em comemoração à data. Lá, todas as datas são comemoradas com o intuito de tornar o ambiente mais acolhedor, já que algumas chegam a passar três meses na maternidade.

Essa Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal foi implantada há 12 anos e é referência em atendimento a criancas prematuras que ficam em contato com as mães até receberem alta. Eles recebem atendimento de equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outos.

Secretário Francisco Costa participa das comemorações do Dia das Mães na Evangelina Rosa.( Foto: Ascom MDER)O diretor-geral da maternidade, médico José Brito, saudou às homenageadas lembrando que mães de prematuros são mulheres guerreiras, que lutam pelo desenvolvimento e saúde dos filhos, que nascem mais frágeis – e precisam de mais atenção e dedicação - do que o nascidos a termo.

Ao falar sobre as mães e profissionais sobre os serviços oferecidos na maternidade, o secretario Francisco Costa reconheceu que existem limitações, mas lembrou que toda equipe da Saúde, incluindo os profissionais de Evangelina, tem trabalhado para que as pacientes recebam o melhor atendimento possível e que esse trabalho tem cotidianamente frutos positivos.

Na oportunidade, Costa lembrou ainda do trabalho desenvolvido na maternidade para crianças com microcefalia. "O Piauí tem sido exemplo no acompanhamento das crianças com microcefalia e está entre os mais avançados do país" , lembrou o gestor.

Mais comemorações

Mais cedo, foi oferecido um café da manhã para as funcionárias da casa. "O trabalho desenvolvido na Evangelina é gratificante, sobretudo, pela dedicação de colaboradoras que são mães", lembrou o diretor-geral da MDER.

As atividades dessa sexta-feira (6) foram encerradas com uma Missa em Ação de Graças. No próximo domingo (8), todas as pacientes internadas na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) vão receber rosas. O ato será uma forma de trazer mais alegria a elas que estão vivendo o momento mais importante da maternidade, o nascimento do filho.

A programação do Dia das Mães segue até o dia 19, data que está programada o I Café com Prosa com as mães doadoras do Banco de Leite Humano da Evangelina Rosa. O evento será no Palácio da Música, a partir das 16h, e integra também as comemorações do Dia Mundial de Doação de Leite Humano.


[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais