Cidadeverde.com

Vereadora pedirá interdição de Parque por maus tratos a animais

Imprimir

A vereadora Teresa Britto (PV) vai pedir ao Ministério Público do Piauía interdição imediata do Parque de Exposição Dirceu Arcoverde nesta segunda-feira (9). Depois de visita ao local na última semana, a parlamentar afirma que constatou maus tratos a animais que participam das vaquejadas realizadas no Parque, por apresentarem, por exemplo, pernas quebradas, lesões pelo corpo e transporte irregular.

Teresa Britto, junto a representantes de entidades envolvidas na proteção aos animais em Teresina, vai entregar um arquivo documental contendo fotos e vídeos feitas por ela, de animais machucados após vaquejadas realizadas no Parque e pedir a interdição ao MP. 

“As irregularidades começam na realização de vaquejadas particulares em um parque público, que é gerido pelo Governo do Estado. Além de uma carcaça de cavalo, encontramos animais muito machucados, com pernas quebradas e transportados em caminhonetes pequenas. O Ministério Público precisa tomar providências”, comentou a vereadora, que resolveu ir ao Parque após ter recebido uma denúncia.

A entrega do material ao promotor Sávio Eduardo Nunes acontecerá a partir das 8h, no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça, situado na Rua Eliseu Martins, nº 2646, Centro.

Por outro lado, o presidente da Associação dos Vaqueiros Amadores do Piauí (Avapi), Ravid Lages, repudiou as declarações da vereadora e disse que as acusações são “frágeis, infundadas e fantasiosas”. Em nota, ele disse ainda que “ela denota de maneira extremamente pejorativa o que na verdade é uma prática esportiva e manifestação cultural previstas em Lei”.

Sobre os animais que teriam sido maltratados durante a competição, Ravid Lages diz que as novilhas se machucaram no transporte e não chegaram a participar da competição.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, responsável pelo Parque, também já havia informado que vai apurar o caso. 

 
Audiência 
 
A Câmara Municipal de Teresina realizará, nesta terça-feira (10), às 10h30, audiência pública para discutir a política de proteção aos animais em Teresina. A autora da proposta é a Teresa Britto (PV).
 

Lyza Freitas e Gracyane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais