Cidadeverde.com

Maternidade alerta pais para cuidados contra a Influenza

Imprimir

No Dia das Mães, a maternidade Wall Ferraz, localizada no Dirceu, faz um alerta especial às gestantes e puérperas (mães que acabaram de ter bebê) para os cuidados contra a Influenza (Gripe). O Ministério da Saúde recomenda a adoção de várias medidas preventivas, entre elas a lavagem frequente das mãos e a vacinação contra a doença, que está sendo oferecida para o grupo de risco nos postos de saúde e hospitais até o dia 20 de maio.

Além das gestantes e puérperas de até 45 dias após o parto, consideram-se do grupo de risco crianças de seis meses até cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), pessoas a partir de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, pessoas privadas da liberdade, o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e, ainda, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui aquelas com deficiências específicas. Todos os que se encaixam nesse grupo devem ser vacinados.

Elna Amaral, médica infectologista da Maternidade Wall Ferraz, explica o motivo de as gestantes e puérperas serem vulneráveis à doença: “O processo de gestação altera o sistema imunológico da mulher, deixando-o mais frágil. Com o aumento da barriga, a gestante tem a expansibilidade do pulmão diminuída, o que limita a sua respiração e pode facilitar a instalações e a permanência de agentes infecciosos no pulmão”, afirma. Ela ressalta que a vacinação da gestante traz imunidade ao bebê, que somente poder tomar a vacina após os 06 meses de idade.

A Influenza é uma doença viral aguda que pode levar a sintomas gripais (nariz entupido, dor de garganta, tosse e febre). A médica explica que o que a diferencia de outras infecções respiratórias são os sintomas, que são mais graves: “Na Influenza, a febre é muito elevada, associada a dor de cabeça e dor no corpo todo. Além disso, a infecção por Influenza pode levar a um quadro de síndrome respiratória aguda grave, em que o acometimento pulmonar é tão grave, que pode causar insuficiência respiratória (falta de ar, dor no peito, extremidades e boca roxas) e que pode levar à morte”, afirma.

De acordo com o Ministério da Saúde, as medidas que visam impedir a disseminação do vírus são: evitar o contato próximo com pessoas com sintoma gripal; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; descartar o lenço em recipiente adequado para resíduos, imediatamente após o uso; lavar as mãos com frequência, principalmente após tossir ou espirrar; evitar tocar em superfícies como maçanetas, mesas, pias e outras e não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

 

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais