Cidadeverde.com

Feito em Casa apresenta o poeta e historiador Demetrios Galvão

Imprimir

 

O quadro “Conversa no Jardim” do Programa Feito em Casa deste sábado (14) apresentou o trabalho do poeta e historiador piauiense Demetrios Galvão, autor do livro Bifurcações.

O apresentador Cineas Santos elogiou o escritor o poeta piauiense. “Quando li Demetrios, tive a mesma sensação que tive em abril de 1972, quando li H. Dobal, fiquei muito impressionado com o seu trabalho”, disse.

Demetrios começou a escrever por volta dos anos de 1998 e 1999, quando descobriu o prazer da literatura. Na entrevista, o artista falou de sua trajetória. “O meu contato com a literatura aconteceu fora da escola, diferente das demais pessoas. Eu aproveitava o tempo livre da escola para andar pelas ruas do centro da cidade e ir até às bibliotecas públicas de Teresina”, contou.

O escritor explicou que a literatura escolar não lhe satisfazia e que começou sua leitura com poetas como Manoel Bandeira, Mário Quintana, Pablo Neruda. “Fui encontrando a literatura sozinho, à medida que ia conhecendo mais estes escritores, comecei a perceber que poderia me envolver com a literatura ao mesmo tempo em que estava no universo do rock, andando de skate, dentro de uma linguagem juvenil”.

Demetrios conta que com o passar dos anos foi encontrando outros autores com que se identificava e que a sua formação acadêmica em história e filosofia contribuíram para a sua inquietação em criar poemas. “A experiência com a leitura ajuda. Meu processo com a leitura é bem empírico”.

O artista faz parte de um grupo de escritores que criaram a revista Acrobata, uma publicação que envolve assuntos de literatura e audiovisual. “A revista surgiu em 2013, de uma necessidade poética de ‘construir pontes’ e dialogar com os diversos cenários literários e do audiovisual brasileiro contemporâneo”, frisou o poeta Demetrios Galvão.

 

Confira a entrevista:

Da Redação

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais