Cidadeverde.com

Fotógrafo pedala o Brasil para descobrir sobre relação amor à bicicleta

Imprimir

Uma câmera, mantimentos, uma bicicleta e uma carga enorme coragem, histórias de pessoas e experiências pessoais. É isso que o fotógrafo paulista Felipe Baenninger carrega desde 2013 depois de largar tudo para embarcar numa saga na qual visita todos os estados brasileiros para a experiência que se transformará em livro no Projeto Transite, em que quer saber a importância desse meio de transporte para as pessoas. Ele passou por Teresina no fim de semana.

Baenninger, de 28 anos, já percorreu mais de 20 mil km em sua bicicleta. A ideia inicial era passar por 19 estados, mas a sede de aventura o fez encarar um desafio maior, conhecer os 26 estados. “Tem coisas que eu achava que eram dificuldades e depois se transformou em diversão, como acampar, sair de casa sem saber onde vou dormir, o que vou comer. Mas a estrada foi me mostrando o valor dessa jornada”, explicou em entrevista do Jornal Cidade Verde.

Em cada cidade que passa, Baenninger retrata pessoas e colhe histórias relacionadas às bicicletas. Nelas, ele capta as diferenças culturais do povo brasileiro e uma paixão em comum: a bicicleta. ““Coletei cerca de 500 entrevistas que vou compilar e transformar em um fotolivro para vender através da internet”, relata o ciclista, que já percorreu 25 estados e a última parada é o Piauí.

A inspiração para a jornada veio com o documentário Bycicle Portraits, que trata de dois fotógrafos que viajaram pela África do Sul conhecendo o sentimento das pessoas por suas bicicletas. Da mesma forma, Baenninger tenta descobrir a relação entre o brasileiro e a magrela.

O diário do fotógrafo, bem como fotos e informações sobre os destinos já percorridos e o financiamento do projeto podem ser acessadas no endereço projetotransite.com.br.


Diego Iglesias 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais