Cidadeverde.com

Google enfrenta multa recorde de 3 bilhões de euros

Imprimir

O Google enfrentará uma multa antitruste recorde de cerca de 3 bilhões de euros (ou 3,4 bilhões de dólares) da Comissão Europeia nas próximas semanas, segundo jornal britânico Sunday Telegraph. A União Europeia acusa o Google de promover seu próprio serviço de vendas nas buscas da Internet em detrimento dos serviços rivais, em um caso que se arrasta desde o final de 2010.

Diversas pessoas familiares à questão disseram à Reuters no mês passado que acreditavam que após três tentativas fracassadas de um acordo nos últimos seis anos, o Google desistiu de chegar a um acordo em relação às alegações, a não ser que o órgão de defesa da concorrência da União Europeia mude de postura.

O jornal The Telegraph citou fontes próximas ao caso dizendo que autoridades pretendem anunciar a multa ainda no próximo mês, mas que a proposta ainda não foi finalizada.

O Google também será impedido de continuar manipulando os resultados de busca em seu benefício e em prejuízo dos rivais, disse o jornal.

A Comissão Europeia pode multar empresas em até 10 por cento do valor de suas vendas anuais, que no caso da Google seria a sanção máxima possível de mais de 6 bilhões de euros. A maior multa antitruste até agora foi a de 1,1 bilhão de euros à Intel em 2009.

A Comissão não quis comentar, enquanto a Google não respondeu imediatamente ao pedido de comentário. (Reportagem de Kylie MacLellan em London e Foo Yun Chee em Bruxelas).

Fonte: Exame.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais