Cidadeverde.com

No Dia Mundial Contra Homofobia, Firmino empossa novo Conselho dos Direitos do LGBT

Imprimir
  • c7.jpg Wilson Filho
  • c6.jpg Wilson Filho
  • c5.jpg Wilson Filho
  • c4.jpg Wilson Filho
  • c3.jpg Wilson Filho
  • c2.jpg Wilson Filho
  • c1.jpg Wilson Filho

Foram empossados, na manhã desta terça-feira (17), no salão nobre da Prefeitura de Teresina, a terceira gestão do Conselho Municipal dos Direitos LGBT. O Conselho é formado por órgãos do executivo municipal e entidades da sociedade civil. A data escolhida celebra o Dia Mundial de Luta contra a Homofobia. Hoje tomaram posse 28 membros para o biênio 2016/2018 entre titulares e suplentes.

Maria Laura dos Reis, que integra o Conselho por meio do GPTrans, declarou que, apesar dos avanços no combate a homofobia, muitos preconceitos ainda estão institucionalizados. Segundo ela, o desrespeito acontece, em grande parte, nos órgãos que deveriam fornecer apoio e ajuda aos grupos marginalizados como nas unidades escolares e de saúde.

“A maioria das pessoas que procuram o Conselho, por terem os seus diretos ameaçados, enfrentam o preconceito na escola e nas unidades de saúde: é o nome social que não é respeitado ou qualquer outro tipo de discriminação só por ser um LGBT. Essas são as denúncias que nós mais presenciamos. Vemos que ainda são necessárias muitas políticas públicas de apoio a essa população”, afirmou Maria Laura.

Ela disse ainda que outra questão que o Conselho luta diariamente é pela segurança. “É preciso garantir que essas mortes por homofobia não continuem a acontecer”, ressaltou. 

Já o prefeito Firmino Filho, que assinou a posse do novo Conselho, declarou que a importância da união entre o poder público e a sociedade civil está na preocupação com constante  desrespeito. 

“Há muito tempo, temos implementado metidas e ações para o combate a homofobia como, por exemplo, a criação do Conselho, que acolhe essas pessoas”, comentou o prefeito, acrescentando que as vítimas de homofobia ou que sofra qualquer tipo de desrespeito aos direitos humanos podem recorrer ao Disque 100 e/ou buscar ajuda pelo 0800 280 56 88. 

Vitor Kozlowski, coordenador do Centro de Referencia LGBT em Teresina, que particiou da solenidade, comentou que o Centro tem colhido dados que, em breve, devem ser utilizados no desenvolvimento de mais políticas públicas. 

 

Flash Maria Romero

[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais