Cidadeverde.com

Eficiência do Botafogo-PB em dois lances tirou o River da Copa do Brasil

Imprimir

River e Botafogo da Paraíba têm times do mesmo padrão técnico. Qualquer um poderia passar à terceira fase da Copa do Brasil. 

Foto - Érica Paz - River AC

No jogo disputado no Estádio Albertão o tricolor piauiense foi dono das ações em pelo menos sessenta por cento da sua disputa. Foram criadas boas oportunidades de gols, não aproveitadas. Embora dominados, o Belo chutou uma bola na trave. Na fase final o bicampeão piauiense seguiu melhor em campo, mas nada de marcar. 

Com o passar do tempo, os comandados do técnico Capitão intensificaram as ações ofensivas em busca do gol e esqueceram que o sistema defensivo precisava cumprir a sua missão no futebol. Forçar a barra para ganhar, tudo bem, mas nem tanto. Os jogadores do meio-campo e os zagueiros viraram atacantes. 

Era o que o Botafogo queria para tentar ganhar o jogo. Aos 26 minutos do segundo tempo o meia Marcinho recebeu a bola no seu próprio campo, fez uma jogada de nível técnico e em velocidade foi até a grande área riverina para fazer o gol da vitória do Botafogo. Foi a vitória da eficiência sobre a precipitação de quem queria vencer a qualquer custo, mesmo assumindo o risco de ser punido.

No segundo jogo, agora no Estádio Almeidão, em João Pessoa, o panorama foi diferente. O Botafogo entrou em campo sofocando o River para ser o primeiro a marcar, aumentando a sua vantagem, que já era importante. 

Durante aproximadamente 20 minutos a defesa riverina foi pressionada por todos os lados, mas resistiu bem, mantendo o placar de 0 x 0. Passados os momentos mais difíceis, o tricolor equilibrou a partida e os paraibanos sentiram que a conquista da classificação seria bem mais difícil do que as previsões de alguns. 

Nos cinco primeiros minutos do segundo o River atacou com perigo mas aos 7 minutos o Botafogo novamente foi eficiente na construção de uma jogada. Júnior Xuxa falhou na linha média piauiense e o Botafogo aproveitou. A jogada começou pela esquerda do seu ataque, passou pelo meio e a bola chegou a Carlinhos pelo lado direito. 

Os marcadores Amarildo, Rogério e Jadson não estavam bem colocados e o gol foi marcado. Botafogo 1 x 0. Falha de marcação e muíto bem aproveitada. Futebol é assim mesmo. Um lance a princípio improvável, uma falta de atenção, e acontece a decisão.

O River não se abateu. É certo que correu riscos, mas passou a empurrar o time paraibano para a defesa. Com o Botafogo todo na defesa, o tricolor teve a seu favor faltas, escanteios, bolas rente à trave, e nada de gol. As entradas de Almir, Cássio e Fabinho deram mais movimentação ao time piauiense, porém o placar ficou mesmo em 1 x 0.

Fora da Copa do Brasil e com 600 mil reais a menos na sua conta, o tricolor vai partir para a Série C do Campeonato Brasileiro, enfrentando adversários possivelmente mais bem preparados no momento. 

A cansativa sequência de jogos  tem levado alguns profissionais riverinos ao departamento médico. A jornada vai exigir um time em boas condições físicas para fazer uma boa campanha. Se o Campeonato Piauiense terminar dia 26 em Altos, haverá mais tempo para ser dedicado exclusivamente à Série C. 

Outro fator significativo: o time vai precisar de uma formação tática para as diferentes situações e muíta atenção em todos os lances, fazendo o máximo possível para evitar os momentos que determinaram as duas derrotas para o Botafogo de João Pessoa.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais