Cidadeverde.com

Solenidade de Corpus Christi será celebrada nesta quinta (26)

Imprimir

 

Festa de Corpus Christi de 2015 realizada na Catedral de Nossa Senhora das Dores (Foto: Lucas Marreiros/Cidade Verde)

Celebrar solenemente o mistério da Eucaristia é o objetivo da Festa de Corpus Christi, que a Igreja Católica se prepara para festejar no próximo dia 26 de maio. Em Teresina, a programação da Arquidiocese será na Catedral de Nossa Senhora das Dores, com concentração às 15h e missa com início às 16h. Após a santa missa, os fiéis seguem em procissão até a Igreja de São Benedito.

A solene festa de Corpus Christi é marcada pela presença bela dos tapetes confeccionados na Praça Saraiva, que recebe a passagem do Santíssimo Sacramento carregado pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito. A cada ano, a organização recebe doação dos materiais e confeccionam os tapetes com gravuras que simbolizam de forma especial à fé católica, é o que descreve o coroinha Matheus Nunes, que integra a equipe de confecção dos tapetes.

“Os tapetes são simbólicos. É uma tradição de homenagear o Rei que vai passar por nós. No episódio que Jesus entra em Jerusalém as crianças o aclamam com tapetes. E assim, o bispo levando o Santíssimo Sacramento, é algo que nos faz termos ainda mais dedicação e entrega em busca do nosso melhor na confecção dos tapetes, onde Jesus vai passar abençoando os teresinenses”, menciona o jovem coroinha. 

Este é o único dia em que Jesus sai às ruas de Teresina abençoando e fortalecendo a fé dos que creem na beleza da Eucaristia. A celebração acontece em uma quinta-feira como uma forma de lembrar também o dia da instituição da Eucaristia. Fernando Lopes, ministro extraordinário da comunhão, reforça que o dia não é apenas um feriado, mas um dia especial para os que creem no milagre da transubstanciação do pão e do vinho.

“Crendo na presença de Jesus na Eucaristia é uma imensa alegria ver que muitos têm este sentimento. É o único momento que Ele sai às ruas das cidades. Ver tudo isso na fé das pessoas, é maravilhoso. A resposta, diante da missão de organizar, é extremamente satisfatória. Então, fica o convite para todos que creem nesta presença viva na Eucaristia, de modo que o dia não é apenas um feriado, é um dia santificado”, observa.

Confecção dos Tapetes

A equipe que confecciona os tapetes informa que já está recebendo as doações dos materiais utilizados em todos os anos, como serragem, borra de café, areia, tinta xadrez, TNT, EVA, giz, folhas, pedras, eixos e outros, que podem ser entregues na secretaria da Catedral de Nossa Senhora das Dores.

Os desenhos nos tapetes são feitos por um batalhão de voluntários que inicia confecção às 7h, no dia Corpus Christi. Para doação dos materiais e informações para colaboração na confecção dos tapetes, os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (086) 3222-2584.

Da Redação
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais