Cidadeverde.com

É possível comer chocolate sem culpa, diz pesquisa americana

Imprimir

O consumo de chocolate é controverso. Uns dizem que o alimento faz bem à saúde e não compromete a dieta, outros afirmam que ele é um verdadeiro vilão da boa forma. O fato é que o chocolate – quando consumido com moderação – pode trazer vários benefícios para o corpo. Além de ser uma delícia, o chocolate aumenta a sensação de bem-estar e, de acordo com a Universidade do Texas, quando combinado com leite, ele é excelente para a recuperação pós-atividade física. Se você é um chocólatra assumido, mas sempre se sente culpado depois do primeiro pedaço, confira alternativas equilibradas e saudáveis para não se abster desse alimento e se manter em paz com a balança.

 

Um bombom ou uma barra inteira?

O que determina se o chocolate faz bem ou mal para o plano alimentar é a dose. A quantidade recomendada por dia é de no máximo 30 gramas, o equivalente a um bombom ou uma barrinha. Nutricionistas ainda dão a opção de consumir 500 calorias dessa guloseima semanalmente. Vale destacar que quanto mais fracionada for a ingestão calórica,  menor é a chance de engordar.

 

Ao leite ou meio amargo?

Na hora de escolher o chocolate, é preciso prestar muita atenção ao tipo do produto. Os amargos e meio-amargos então entre os mais recomendados, pois contam com uma alta concentração de Cacau. Segundo estudos recentes, o consumo de chocolate amargo melhora consideravelmente o fluxo arterial, diminui a coagulação das plaquetas e a obstrução de vasos sanguíneos. Como se não bastasse, auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim, possui antioxidantes e  ainda melhora o humor, já que aumenta a produção de endorfina e dopamina.

Outros tipos que podem ser consumidos sem peso na consciência são os chocolates funcionais, enriquecidos com colágeno e também os veganos, feitos à base de soja e livres de glúten. No mercado existem várias opções que não decepcionam no sabor. Mas tem um detalhe: preste atenção aos rótulos e fuja dos excessos de açúcar e gordura.

 

 

Cedo ou tarde?

Até mesmo o horário de consumir o chocolate pode influenciar no ganho de peso. Uma pesquisa conduzida pela Universidade Real de Copenhague apontou que o melhor horário para comer chocolate e evitar o surgimento dos quilinhos extras é pela manhã. Isso se deve ao fato de que o chocolate é rico em triptofano, substância que possui a capacidade de reduzir o apetite. Sendo assim, quem ingere uma pequena porção de chocolate no início do dia, tende a consumir 15% a menos de calorias diárias.

Caso você prefira comer chocolate mais tarde, coma um pedaço (pequeno) na sobremesa. Cumpre ressaltar que 30 gramas são suficientes para mandar para longe o desejo de comer doces mais calóricos como sorvetes e tortas recheadas. Outra estratégia bacana é sempre consumir o chocolate junto com outros alimentos, a exemplo de iogurte ou salada de frutas. Essa combinação aumenta a sensação de saciedade!

 

Fonte: Cia Athletica

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais