Cidadeverde.com

Jornal do Piauí: Especialista fala sobre riscos da cirurgia plástica

Imprimir

Nesta quinta(26) a cirurgia plástica foi tema do quadro Saúde do Jornal do Piauí. No Brasil, 70% delas são feitas por mulheres e as mais comuns são de abdômen e mama.

O telejornal exibiu uma reportagem destacando os cuidados que devem ser tomados antes de uma cirurgia plástica, como, exames preliminares e escolha de profissionais especializados e de um hospital com UTI.

No estúido, o cirurgião plástico Pascoal Pinheiro falou mais sobre o assunto e esclareceu que não existe diferença entre cirurgia reparadora e cirurgia estética para a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O especialista destacou ainda que deve-se evitar exageros e focar na segurança quando decidir fazer uma cirurgia plástica. "A segurança é que o paciente faça a cirurgia e sobreviva, não haja nenhuma intercorrência", disse, elencando os motivos que levam a casos de óbito, que são operações realizadas em hospitais sem estrutura, por profissionais não especializados e quando são feitas várias cirurgias juntas.

O doutor Pascoal frisou que existem mais de cinco mil médicos qualificados e associados à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, enquanto no País mais de 12 mil médicos, que não são membros da Sociedade, fazem cirurgias plásticas. Ele lembrou que isso ocorre porque a legislação brasileira, de 1957, permite que qualquer médico, registrado no CRM, possa praticar qualquer ato médico, algo que ele condena, pois defende uma qualificação na área, que passa pelos seis anos de faculdade e mais cinco de pós-graduação.

Durante a entrevista, o especialista fez esclarecimentos sobre a lipoaspiração, uma das cirurgias mais procuradas, e foi enfático em dizer que a lipo não é método para emagrecimento. "Ela [lipo] é para tirar gordura localizada. Quem faz para emagrecer está desvirtuando a técnica", falou, explicando ainda que o paciente ideal de uma lipo é uma pessoa jovem, com hábitos saudáveis, que pratica esporte regularmente e que tem um acúmulo de gordura, que às vezes é constitucional.

Assista a entrevista completa no vídeo!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais