Cidadeverde.com

Juiz alerta para a necessidade de políticas mais fortes de ressocialização

Imprimir

O juiz da Vara de Execuções Penais de Teresina, José Vidal de Freitas Filho, alertou para a necessidade urgente da realização de políticas públicas mais intensas voltadas para a ressocialização de detentos no Piauí. As declarações do magistrado foram dadas nesta sexta-feira (27) ao Jornal do Piauí, depois da divulgação de uma pesquisa que aponta que 57% dos presos que respondem a processos criminais no Estado são reincidentes, ou seja cometeram mais de um crime antes que o primeiro fosse julgado. 

A pesquisa pioneira no Estado foi feita pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Piauí (GMF) e pela Uninovafapi. 

José Vidal fala que é preciso pesquisar para descobrir o que faz com que essas pessoas que já foram condenadas cometam outros crimes, para a partir daí fazer um reforço direcionado nas políticas públicas de ressocialização. Ele diz que há a necessidade de se adotar medidas ainda mais eficazes de reinserção dos detentos na sociedade, dar oportunidade de trabalho para incluir o egresso à vida social de forma que ele não precise mais praticar crimes.

“Isso é algo que precisa ser conveniente na forma do Estado, como obrigação de atuar nesse ponto, como também é importante que a sociedade e instituições de ensino superior, que haja pesquisas também nessa área para descobrir o que está acontecendo, o que tem levado esse universo de pessoas a cometerem mais crimes”, destacou.

De acordo com o juiz, um dado preocupante é que a porcentagem no Piauí é mais que o dobro do constatado em outros Estados pelo Conselho Nacional de Justiça, onde a reincidência não ultrapassa 25%.

“Já se mostra a importância imprescindível de se adotar medidas ainda mais intensas para a reinserção social desses apenados, na questão da capacitação para quem está preso, oportunidade de trabalho para que essas pessoas possam ter uma renda e também possam voltar a sociedade de forma a não praticar mais crimes”.

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais