Cidadeverde.com

Técnicos do governo receberão treinamento sobre tráfego na internet

Imprimir

Técnicos da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI-PI) e Secretaria da Fazenda em parceria com o Nic.BR participarão de curso sobre protocolo de tráfego na internet que é o IPV6. O curso acontecerá de 30 de maio a 2 de junho, das 8h às 17h na ATI e contemplará 12 analistas de Tecnologia da Informação (TI) do Estado.

“Vamos ceder toda a parte de infra-estrutura para realização do curso, vai ter participação de analistas da ATI e SEFAZ, o restante das vagas será destinada à comunidade interessada”, conta André Henry, Analista de Suporte da ATI-PI.

No futuro o IPV6 irá substituir o IPV4, protocolo utilizado pelos órgãos atualmente. “O IPV6 é um pouco mais complexo, por isso o treinamento será específico para as empresas e pastas ao longo do tempo se adaptem a ele, então é um treinamento de ipv6 com ênfase em serviço, contemplando 12 analistas de TI do Estado de um total de 35 vagas.

Henry explica que inicialmente os dois sistemas irão funcionar juntos. “Não temos como mensurar quando utilizaremos apenas o IPV6, pois o IPV4 ainda é padrão, esse é um planejamento a longo prazo, a gente pode disponibilizar um serviço em ipv6 de modo gradativo, na prática os dois mundos vão conviver paralelamente um bom tempo ainda. Mas já temos que nos preparar para quando chegar o momento da escassez de Ip válido, que hoje já é um problema, quando houver essa escassez estaremos preparados para trabalhar somente com o IPV6., conclui.

 Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: ATIinternet