Cidadeverde.com

Altos escala jogador "suspenso" e River pode levar título na Justiça

Imprimir
  • 1.jpg Helder Sousa
  • 2.jpg Cesarino Oliveira, presidente da FFP
    Helder Sousa
  • 3.jpg Warton Lacerda
    Helder Sousa
  • 4.jpg José do Egito, presidente do TJD
    Helder Sousa
  • 5.jpg Elizeu Aguiar, presidente do River
    Helder Sousa

Ao que parece, o Campeonato Piauiense de 2016 será definido fora das quatro linhas. A escalação de um jogador suspenso pode punir o time de Altos com a perda de pontos, dando o título ao River. Esse foi mais um dos capítulos da competição discutido nesta sexta-feira (27) em uma reunião entre a Federação de Futebol do Piauí e a diretoria dos dois clubes. O veredicto quem dará é o Tribunal de Justiça Desportiva, que tem até o dia 8 de junho para anunciar se o Galo leva ou não a competição.

Apesar de ter uma campanha espetacular para um time recém montado e que adquiriu fôlego extra, o Altos tropeçou nos cuidados com um dos seus jogadores: o zagueiro Vitor, que acabou entrando em campo ontem (27) contra o River ao invés de cumprir suspensão devido o acúmulo de três cartões amarelos. Os cartões foram em partidas contra o River [6ª rodada], Piauí [semifinal] e River [final do returno].

Após reclamação do River, a Federação de Futebol do Piauí resolveu investigar e, a partir das súmulas das partidas, confirmou a irregularidade. Com isso, o time de Altos foi denunciado e pode perder os pontos, perdendo assim a competição - o River venceu o 1º Turno e será campeão se ganhar o título do 2º turno. Em uma reunião na tarde desta sexta-feira, com presença dos presidentes das duas agremiações, o presidente da FFP, Cesarino Oliveira, informou que o caso já foi para a justiça. 

“Em um caso anterior, o jogador recebeu três cartões, um no primeiro turno e dois no segundo. Eles acharam que devia zerar. Agora fere frontalmente [o regulamento] porque são três cartões adquiridos pelo atleta no segundo turno”, destaca Cesarino, lembrando que as datas para possíveis partidas para a final, caso o time de Altos não seja punido pelo TJD, seriam nos dias 8 e 29 de junho.

Já em tom de vice-campeão, o presidente do Altos, Warton Lacerda, afirma que o departamento jurídico do clube vai apurar as irregularidades do jogador e justifica que, diante de tantas dificuldades em se manter o clube, a situação acabou passando despercebida. “Existe um setor que toma conta dessa documentação e na semana, a pessoa acabou ficando doente. Eu fiquei muito envolvido na questão da liberação do estádio, não tive como dar atenção especial. Se tiver acontecido, acabou passando. Somos seres humanos e passiveis de erro”, declara.

Elziney Santos

Time de Altos comemora vitória por 3 a 1 e título do 2º Turno, mas pode perder taça no TJD

O presidente do River, Elizeu Aguiar, evita o clima de vitória antecipada e afirma apenas que irá aguardar a decisão da justiça. “A denúncia foi feita pela Federação e cabe a justiça definir quem será o campeão”, frisa.

A decisão sobre o destino da taça vai depender da justiça e terá de 30 a 60 dias para um resultado. Entretanto, o presidente do TJD, José do Egito, afirma que entrega a denúncia ainda hoje e a definição deve sair bem antes. “Eu vou analisar e passar ao procurador para providências. Ele define se fará ou não a denúncia”, destaca.

Diego Iglesias
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais