Cidadeverde.com

OMS rejeita mudança nas Olimpíadas Rio 2016 por perigo do zika

Imprimir

A Organização Mundial da Saúde (OMS), agência das Nações Unidas, afirmou que não há justificativa de saúde pública para cancelar ou adiar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. O evento está programado para ocorrer de 5 a 21 de agosto.

A agência emitiu um comunicado neste sábado para responder a uma carta divulgada no dia anterior assinada por 150 cientistas, que pediam para a OMS recomendar o cancelamento ou adiamento das Olimpíadas por causa do surto de zika.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) já havia descartado nas últimas semanas a possibilidade de mudar a data ou local dos Jogos Olímpicos. A própria OMS também se pronunciou anteriormente para afirmar que não há grande risco coletivo de contaminação.

“Como o zika vírus circula em quase 60 países no mundo, 39 deles na América, não há justificativa de saúde pública para adiar ou cancelar os Jogos. A OMS continuará a monitorar a situação e atualizará as recomendações, se for necessário”, diz o texto publicado pela agência internacional.

Na noite de sexta-feira, o diretor do Centro de Controle de Doenças, Tom Frieden, emitiu opinião parecida à da OMS. Segundo ele, a situação é potencialmente perigosa apenas para mulheres grávidas


Fonte: Yahoo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais