Cidadeverde.com

Opala continua sendo destaque no Festival de Inverno de Pedro II

Imprimir

As joias feitas em opala sempre foram um dos destaques na Feira de Artesanato realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, no Festival de Inverno de Pedro II, que acontece até amanhã (29). E quanto às vendas, os produtores e comerciantes dizem que elas crescem no período do Festival.

Distante 195 quilômetros de Teresina, em Pedro II, concentra-se praticamente 100% da produção de joias artesanais de pedras opalas do Piauí, sendo a principal atividade econômica da cidade. As joalherias possuem estruturas próprias de lapidação e de fundição, com maquinário moderno e mão de obra qualificada.

O empresário José de Ribamar Oliveira, dono da Impacto Joias, está expondo suas peças na Feira. “Há 25 anos a opala tem sido minha principal atividade e fonte de renda. Nossa produção também está intimamente ligada ao turismo, pois com maior fluxo de pessoas fabricamos mais. O Festival de Inverno é uma ação que contribui para um incremento na receita da empresa e possibilita que visitantes de diversos Estados conheçam nossas peças”, conta o empreendedor.

Para apoiar os empresários que atuam no segmento da opala, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realiza capacitações gerenciais e também promove workshops sobre design e moda com especialistas renomados como estratégia de agregar valor ao produto.

Oliveira também destaca que participa frequentemente dos cursos do Sebrae. “Faço diversos cursos, participo de palestras que fornecem informações sobre gestão e são muito importantes para que possamos aplicar na empresa”, acrescenta.

A OPALA

A primeira área explorada foi a jazida Boi Morto, sendo o principal ponto de prospecção. Estudos estimam que existe uma reserva geológica de mais de mil toneladas em Pedro II.

As opalas preciosas de Pedro II apresentam um jogo de cores característico produzido pela difração da luz branca através de uma estrutura ordenada de microesferas de sílica. As opalas não sofrem modificações do estado natural que se encontram, exceto para serem cortadas e polidas. As opalas preciosas são do tipo pura, matriz e boulder. A tonalidade varia de claro a escuro e de translúcidas a opacas.

 A Opala de Pedro II é conhecida como da boa fortuna e que reflete as cores do arco-íris. A pedra possui o selo de Indicação Geográfica, IG. O selo confere excelência e atesta a origem do produto.

Para o consumidor, comprar alimentos e objetos com certificado de origem pode ser a chance de conhecer produtos de qualidade e de contribuir para a sustentabilidade dos negócios.

O Sebrae apoia os pequenos produtores no processo de obtenção do registro de  Indicações Geográficas, outorgados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, INPI. Essas ações vão desde formalização das entidades coletivas representativas até a realização de levantamento histórico e demarcação de área, que comprovam a notoriedade do território vinculado ao produto.

Em todo o Brasil, o Sebrae atua no âmbito das Indicações Geográficas brasileiras, desde 2003, e vem intensificando suas ações nos últimos anos. Até 2015, havia 42 IG registradas .

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais