Cidadeverde.com

MP intervém após profissionais da saúde ficarem sem vacina contra a H1N1 em Teresina

Imprimir

A 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, com atribuições de defesa do direito à saúde, expediu recomendação ao presidente da Fundação Municipal de Saúde. A informação do Ministério Público é que profissionais de saúde do município ficaram sem receber a imunização, mesmo sendo considerados um grupo prioritário.  

O MP informou que a recomendação tem como objetivo regularizar o fornecimento da vacina contra o vírus H1N1 aos profissionais da área. De acordo com a apuração conduzida pelo Promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, foi encerrada a campanha de vacinação sem que todos os profissionais de saúde recebessem a vacina, sendo que eles constituem um grupo prioritário. 

“É muito importante a imunização desse grupo, porque os servidores da saúde atuam diretamente em contato com pessoas infectadas. Uma vez contaminados, podem contribuir para a proliferação da Influenza A”, argumenta o Promotor.

A FMS tem quinze dias para informar sobre as providências executadas para o pleno atendimento da recomendação. Caso contrário, serão tomadas as medidas judiciais cabíveis.

O H1N1 é um vírus que pode provocar a doença influenza A, também conhecida como gripe suína. Propaga-se facilmente, e pode ser fatal em pessoas mais vulneráveis. Os sintomas são muito parecidos com os de uma gripe comum, mas podem evoluir e resultar em complicações.

 

Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais