Cidadeverde.com

Violência contra a pessoa idosa será discutida na Câmara de Teresina

Imprimir

A violência contra a pessoa idosa será discutida em audiência na Câmara Municipal de Teresina nesta terça-feira (31), às 10h30. A proposição é da vereadora Teresinha Medeiros (PSL) e visa refletir sobre os direitos dos idosos e as dificuldades diariamente enfrentadas por eles, com o objetivo de desenvolver estratégias que promovam a inclusão social e a qualidade de vida da pessoa idosa, tais como a segurança e o bem-estar do idoso, combatendo todo e qualquer tipo de violência cometida contra os mesmos.

Desde que assumiu o cargo de vereadora em Teresina a parlamentar vem buscando melhorias para as pessoas idosas através de indicativos e projetos de Lei que buscam a valorização, cuidados e principalmente que seus direitos sejam respeitados.

A vereadora explica que as pessoas idosas precisão ser tratadas com reverência e consideração, por serem pessoas mais velhas e por terem mais experiência de vida, devendo encontrar o apoio de suas famílias, receberem atenção, carinho e cuidados necessários para manter sua estabilidade emocional.

"Quando falamos em inclusão social, pensamos apenas em pessoas com deficiências físicas ou mentais, mas na verdade, a inclusão deve acontecer para todos os portadores de necessidades especiais, sendo os idosos parte desse grupo, eles precisam de apoio e cuidados especiais, principalmente dos familiares”, comenta.

O Estatuto do Idoso foi criado em 2003 e garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não esperar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivos; desconto em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos em postos de saúde; vagas em estacionamentos, dentre outras medidas em respeito à fragilidade em que os mesmo se encontram.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica cronologicamente como idosos pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos em países em desenvolvimento. O Brasil, até 2025, será o sexto país do mundo com maior número de pessoas idosas, segundo dados da OMS, com aproximadamente 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade.

Foram convidados para a sessão representantes da SEMTCAS, SASC, SETRANS, STRANS, CMTP/METRÔ, Ministério Público; OAB/PI, Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso; Delegacia do Idoso, CEVI – Centro de Referencia e Enfrentamento à Violência contra pessoa Idosa, SETUT, Conselhos: Estadual e Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Centro de Apoio Operacional de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso – Promotoras: - Marlucia Gomes Evaristo – Coordenadora e Janaina Rose Ribeiro – auxiliar;  INSS e Gerencia dos bancos: Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.  

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais