Cidadeverde.com

Prefeitura de Teresina expediu 2 mil passes livres em 4 meses

Imprimir

Cerca de 2.000 passes livres foram expedidos de janeiro a abril deste ano. A informação é da Divisão de Expedição de Documentos e mostra uma importante ação da rede socioassistencial. A Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), através da Gerência de Proteção Social Básica (GPSB), é quem atua na garantia dos direitos e benefícios dos idosos e de pessoas com deficiência, e, dentre os benefícios garantidos, está a concessão de passe livre para o sistema urbano de transporte coletivo da cidade.

Para adquirir o benefício do passe livre, inicialmente, o usuário deve se direcionar ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência, onde é feito um cadastro, que, em seguida, é encaminhado para a SEMTCAS, que, por sua vez, agenda a data do comparecimento do beneficiário à sede da Secretaria, para a expedição imediata.

Para ser beneficiado com o cartão de gratuidade é necessário que o idoso tenha idade mínima de 65 anos, apresentando cópia da identidade, CPF e comprovante de residência. Para passe livre para pessoa com deficiência é necessário a cópia do laudo médico que ateste a deficiência, além da cópia da identidade, CPF e comprovante de residência.

A SEMTCAS expediu no período de janeiro a abril de 2016 o total de 700 passes livres para pessoas com deficiência, sendo 401 de segunda via; e para os idosos foram contabilizados 1.214 passes livre, sendo 474 de segunda via.

Segundo a aposentada Francisca Lima, de 79 anos, que mora no bairro Bela Vista I, o cartão passe livre é indispensável. “Como moro longe do Centro e preciso me locomover com frequência, o cartão me ajuda muito. Sempre preciso ir ao Centro resolver alguns problemas, até mesmo, consultas médicas. Pela minha idade tenho ido sempre fazer exames de rotinas e o passe livre é muito importante por isso”, afirma Francisca Lima.

Para Valmir Alexandrino, chefe de Divisão de Expedição de Documentos, a organização colabora para um atendimento mais rápido e eficiente. "É fundamental a organização desse processo e que o beneficiário cumpra todas as etapas. O passe livre, atualmente, possibilita que as pessoas idosas e com deficiência já possam ocupar os assentos da parte traseira do transporte coletivo, garantindo mais conforto", afirmou Valmir Alexandrino.

Em caso de perda ou extravio do cartão, o usuário deve se direcionar à SEMTCAS apenas com o Boletim de Ocorrência e, no mesmo dia, será providenciado um novo passe livre.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais