Cidadeverde.com

CREA: 100% das pousadas e hotéis inspecionados no litoral do Piauí têm falhas

Imprimir


Antes de se hospedar no litoral do Piauí, o turista deve procurar obter informações sobre o hotel, caso contrário poderá ter sérios riscos.

Vistoria feita em 21 pousadas e hotéis constatou que 100% dos estabelecimentos apresentaram algum tipo de irregularidades. O resultado das inspeções foi divulgado nesta segunda-feira (30) pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí). Um dado estarrecedor é que 80% dos estabelecimentos vistoriados estão com alvará de funcionamento vencido e algumas pousadas com risco de incêndios.

O CREA inspecionou pousadas e hotéis em Barra Grande, Macapá, Maramar, Coqueiro, Atalaia e Barrinha. A decisão veio após um casal de turista cair da sacada de uma pousada em Barra Grande e um deles morrer tirando selfie. 

“Na vistoria constatamos que todas elas 100% apresentavam algum tipo de irregularidades desde licença de funcionamento a precariedade na conservação”, informou Teodoro da Silva Reinaldo, coordenador da Câmara Especial de Engenharia Civil e coordenador da comissão.

Segundo ele, do laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros somente 9 das 21 apresentaram a documentação. A inspeção analisou as instalações elétricas, sanitárias, combate a incêndio e acessibilidade.

“Das 21 pousadas e hotéis visitadas, apenas duas tinham acessibilidade”, confirmou Teodoro Reinaldo.  

O conselho apontou ainda falhas na vigilância sanitária. Os prédios construídos com madeiramento apresentaram maiores riscos. 

“Algumas pousadas construídas com madeiras e com cobertura de palha com risco de incêndios, já que não existiam para-raios”.

As pousadas não tinham extintores seguindo as normas adequadas e os que existiam estavam com data de validade vencida. 

“A conclusão é que preciso haver uma fiscalização mais rigorosa por parte das instituições como prefeituras e Corpo de Bombeiros”, disse Teodoro Reinaldo.

O relatório do CREA será encaminhado ao Corpo de Bombeiros, Ministério Público e prefeituras para as devidas providências.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais