Cidadeverde.com

Fapepi analisa propostas para o Programa Pesquisa para o SUS

Imprimir

Nesta terça-feira (31), foi realizada, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí, a avaliação dos projetos submetidos ao Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), fase em que especialistas analisam a viabilidade das propostas apresentadas pelos pesquisadores.

O PPSUS é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde nos Estados brasileiros que promove o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender as peculiaridades e especificidades de cada região e contribuir para a redução das desigualdades regionais.

“A fase de julgamentos é uma fase prévia da contratação dos projetos. Os projetos foram enviados para os consultores 'ad hocs', que são consultores a distância em todo o país, que colaboram com as avaliações sobre o mérito técnico científico das propostas. Ao final dessa avaliação nós montamos a comissão de especialistas que fazem uma avaliação técnica e de relevância social, que é o que está acontecendo aqui hoje”, destacou o consultor técnico do Ministério da Saúde, José Eloy dos Santos.

O programa visa projetos que sejam implementados no SUS ou que tragam um avanço nos diagnósticos e tratamento de doenças prioritárias do Piauí.

Após essa fase, os projetos seguem para o comitê gestor, composto pelo Ministério da Saúde, a Fapepi, o CNPq e a Secretaria de Saúde, onde será avaliada a questão orçamentária e sairão os projetos aprovados. De acordo com José Eloy, o nível dos projetos apresentados por pesquisadores do Piauí foi muito alto, com um índice de aprovação na primeira fase de 80%.

O Programa PPSUS é um programa que já existe na Fapepi há mais de 10 anos, sendo esta a quinta chamada pública voltada para os pesquisadores piauienses. Este ano, o Governo Federal liberou mais de 1 milhão de reais para a execução dos projetos. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: FapepiSUS