Cidadeverde.com

CEM abre sindicância para apurar se cadeado foi deixado aberto de propósito

Imprimir

 

O coordenador do Centro Educacional Masculino (CEM), Anselmo Portela, informou que foi aberta sindicância para apurar se houve facilitação na fuga de cincos adolescentes no início da semana. Dos fugitivos, dois já foram recapturados nesta terça-feira (14). Estes menores, inclusive, afirmaram que a fuga não foi planejada. 

"A família dos adolescentes que fugiram estão colaborando e acreditamos que um terceiro retorne ao Centro até o fim da tarde de hoje (15). O que ocorreu foi um fato isolado. O clima no Centro é de tranquilidade. Os fugitivos que retornaram ao CEM disseram que a fuga não foi planejada e ocorreu pela facilidade do cadeado aberto", disse Portela.

Os menores infratores estavam na ala D e conseguiram ter acesso às dependências externas do prédio após pularem o muro com auxílio de uma corda improvisada de tecidos, conhecida como teresa. No local não há sinais de arrombamento e a suspeita é que um dos esducadores sociais tenha deixa o cadeado da ala aberto.

O coordenador do CEM acredita que uma 'falha individual' ocasionou a fuga dos menores infratores, que cumprem medida socioeducativa, pelo ato infracional que corresponde ao crime de homicídio.

"É muito cedo para apontar de quem foi a falha. O secretário determinou abertura de sindicância para apurar se o cadeado estava aberto de forma proposital ou se foi um mero descuido dos educadores de plantão", reitera Anselmo Portela. 

Atualmente, há cerca de 120 adolescentes internados no CEM. A coordenação do CEM reforça que o efetivo de educadores sociais e PMs é insuficiente para atender a demanda. 

"Desde o ano passado, em consonância com o MP e juizado da Infância, temos tentado melhorar no aspecto  de recursos humanos. A quantidade de educadores é bem aquém do que prevê o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), órgão que regulamenta as unidades socioeducativas. O CEM tem capacidade para 60  e hoje tem 130, mais do dobro da capidade. Temos em vista uma reforma de ampliar a unidade e melhorar a estrutura física", finaliza Portela. 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: CEMfuga