Cidadeverde.com

Faixa de retenção para motos começa a funcionar em Teresina

Imprimir

A faixa de retenção exclusiva para motos começou a funcionar nesta sexta-feira (17). O local é delimitado por sinalização horizontal e fica à frente dos demais veículos. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), a medida visa garantir a segurança no trânsito, reduzindo os riscos de acidentes.

Inicialmente, a faixa funciona de forma experimental no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa, no centro de Teresina. 

"A medida tem a função de garantir prioridade aos motociclistas na abertura do sinal de trânsito, de forma que eles possam partir antes dos outros veículos quando o semáforo abrir. Com a faixa, a ideia é evitar ultrapassagens arriscadas envolvendo motos e carros, explica o diretor de Trânsito da Strans, José Falcão.

Ele explica que, por se tratar de um projeto piloto, as equipes de educadores e agentes de trânsito farão blitzen educativas para orientar os motoristas nos primeiros dias. A proposta da Strans é expandir a faixa em outros cruzamentos de grande movimentação na cidade. 

“Esse primeiro ponto foi escolhido pelo fato de ser monitorado 24 horas. Assim poderemos fazer uma melhor análise dos resultados”, ressalta Falcão.

A faixa de retenção também permite mais conforto para os automóveis, uma vez que elimina a aglomeração de motos ao lado dos carros e a disputa pelo espaço. Consideradas um meio de transporte vulnerável, as motocicletas são os veículos que mais se envolvem em acidentes de trânsito.


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais