Cidadeverde.com

Cineas visita Salipi e entrevista americano que escreveu sobre forró

Imprimir

O Feito em Casa, deste sábado(18), levou o telespectador ao Salão do Livro do Piauí, que acontece até domingo(19) na UFPI. Cineas exibiu reportagem gravada no primeiro dia do evento e mostrou que muitas crianças estavam no Salão, o que para o apresentador é motivo de felicidade, pois os menores são o foco do Salipi. "As estrelas da festa", afirmou. Para ele, os pais devem incentivar a leitura desde cedo.

Ainda na reportagem, Cineas conversou com Jack Criaper, escritor americano que lançou no Salipi um livro sobre o forró intitulado "Forró e o Regionalismo Redentor do Nordeste Brasileiro". Um acontecimento curioso, que para o apresentador exemplifica uma característica marcante do Salão que é a pluralidade, onde encontra-se de tudo, da literatura clássica ao folheto de cordel.

Na entrevista o americano disse que ouviu forró pela primeira vez quando esteve no Rio de Janeiro há 16 anos e interessou-se rapidamente pelo ritmo. Ele revelou que na época não tinha nenhum conhecimento sobre o forró e passou a comprar discos e ir a shows.

O escritor afirmou que o forró é uma linguagem musical inventada no nordeste, que começou como símbolo da região e que ficou conhecido nacionalmente através de Luiz Gonzaga, para ele, um embaixador do sertão. Segundo o americano, Gonzagão soube se inserir na mídia e ganhou espaço. Ele acredita que a partir daí o forró desenvolveu-se como gênero nacional.

Cineas elogiou o livro do americano, o qual definiu como "um estudo primoroso de alguém que efetivamente entendeu, compreendeu e levou a sério a cultura do nordeste. Faz uma análise científica e muito correta" e recomendou a leitura.

Assista na íntegra a entrevista!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais