Cidadeverde.com

Heráclito destina emenda para escola gastronômica de Pedro II

Imprimir

O deputado Heráclito Fortes apresentou emenda parlamentar para a implantação da Escola Gastronômica de Pedro II. O projeto foi idealizado por ele quando ainda era senador e agora será viabilizado com a destinação de recursos da ordem de R$ 500 mil que deverão ser investidos em obras de expansão e reestruturação de instituições federais de educação profissional e tecnológica, voltada para a gastronomia, além de aproveitar mão-de-obra capacitada e qualificada de profissionais de Pedro II em grandes centros gastronômicos do país e também de fora do Brasil.

Segundo Heráclito Fortes, desde a década de 70, piauienses de Pedro II começaram a sair da cidade para trabalhar na área de bares, restaurantes e similares no sul do país e fora do Brasil. Hoje, destaca o deputado, já são milhares de profissionais que, aposentados e reconhecidos na área, retornam para sua terra, mas não param suas atividades. “O resultado é que a região se transformou num celeiro gastronômico, despertando nos mais jovens o interesse pela profissão”, diz.

“A criação desta Escola é, pois, um projeto que não só valorizará estes profissionais que estão retornando para sua terra, mas aproveitará os conhecimentos na capacitação e qualificação de mão de obra destes jovens que estão entrando em um mercado de trabalho competitivo, crescente e que é cada vez mais exigente com seus profissionais”, destaca Heráclito. 

Para o advogado Eduardo Pereira, pedrosegundense e um dos idealizadores do Festival de Inverno de Pedro II, a Escola vai atingir um nicho de mercado ainda não explorado na região. “Reconhecida pelo clima diferenciado, pela opala, pelas belezas naturais, Pedro II é também uma excelência na gastronomia, cada vez mais valorizada e bastante requisitada fora do estado”, diz o advogado que, em parceria com o arquiteto Julio Medeiros, já realizou uma edição do Festival de Gastronomia na cidade serrana.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais