Cidadeverde.com

HUT confirma morte cerebral de Júnior Araújo, criador do Salve Rainha

Imprimir


No último registro nas redes sociais antes do acidente, o produtor fez foto com o artista plástico Nonato Oliveira

Atualizada às 19h53

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) confirmou, no início da noite desta quarta-feira (29), a morte do produtor cultural Júnior Araújo, internado desde a madrugada de segunda-feira após ser vítima de uma colisão entre dois veículos na avenida Miguel Rosa, zona Norte da capital. 

Júnior Araújo é a segunda vítima do acidente. Seu irmão Bruno não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local da colisão. Terceiro ocupante do Fusca, que foi atingido por um Corolla, Jader Damasceno continua internado em um hospital particular de Teresina. 

A segunda morte ocorre no dia em que uma testemunha do caso confirmou ao Cidadeverde.com a versão de que o motorista do Corolla invadiu o sinal vermelho e ainda tentou fugir sem prestar socorro. O suspeito foi preso, mas libertado no dia seguinte após pagar fiança de R$ 7 mil. 

Produtor cultural, Júnior Araújo foi um dos idealizadores do projeto Salve Rainha, movimento que envolve múltiplas esferas da arte, passando pela moda, literatura, artes plásticas e do corpo, música, antiguidades e chegando à gastronomia, com instalações artísticas ousadas e shows gratuitos.Também trabalhou como fotógrafo em veículos de comunicação Teresina.

No final da noite de domingo, quando ocorreu o acidente, o produtor cultural deixava o quiosque no Parque da Cidadania, inaugurado na semana passada. O espaço continua a ser ocupado pelo coletivo cultural "Salve Rainha". 

Veja a nota do HUT

É com muita tristeza que a direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) comunica a confirmação da morte encefálica do paciente Francisco das Chagas Júnior após o fechamento do protocolo com a realização do último exame clínico às 18h38min.

Após a detecção de ausência de reflexos de tronco encefálico, depois da retirada de sedativos, a equipe médica do HUT avaliou o quadro e decidiu abrir o protocolo de morte encefálica, ao meio dia de hoje (29). O protocolo, conforme a resolução n° 1.400, de 08 de agosto de 1997, do Conselho Federal de Medicina (CFM), é composto por duas avaliações clínicas neurológicas e um exame de imagem confirmatório. Todas avaliações deram compatíveis com parada de atividade circulatória cerebral, ou seja, confirmando assim o diagnóstico de morte encefálica.

Júnior deu entrada no HUT aproximadamente a meia noite, do dia 27, com quadro de fratura de fêmur e da tíbia direita, além de traumatismo craniano com hemorragia cerebral, lesão axonal difusa e fraturas múltiplas de face. Ele apresentava midríase fixa bilateral, quando a pupila não reage mais a estímulos. Todos os exames e procedimentos foram realizados, sendo imediatamente encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu internado até hoje.

Como Júnior Araújo estava internado desde o acidente e sem apresentar reflexos e atividades cerebrais, a equipe médica do Hospital de Urgência de Teresina iniciou um procedimento para a confirmação de morte cerebral do produtor cultural.

Júnior sofreu diversas fraturas nos dois braços, luxação do tornozelo direito, além de traumatismo craniano com hemorragia cerebral e lesão axonal difusa. Seu quadro apontava também fraturas múltiplas de face, chegou com midríase fixa bilateral, quando a pupila não reage mais a estímulos. De acordo com o Boletim Médico divulgado no fim da tarde desta quarta-feira, Júnior permaneceu com ausência de reflexos de tronco encefálico e, com isso, foi aberto um protocolo de morte encefálica. “O protocolo, conforme a resolução n° 1.400, de 08 de agosto de 1997, do Conselho Federal de Medicina (CFM), que é composto por duas avaliações clínicas neurológicas e um exame de imagem confirmatório, foi iniciado no final da manhã de hoje, 29”, informou a nota.

De acordo com o HUT, o primeiro exame clínico neurológico realizado hoje confirmou a ausência de reflexo de tronco encefálico. Com isso, uma ultrassom  com doppler transcraniano realizada na tarde desta quarta apresentou resultado compatível com parada da circulação cerebral. “Francisco Júnior continua sob avaliação e acompanhamento da equipe médica e ainda deve passar por um segundo exame clínico neurológico até a madrugada. Somente depois do resultado da última avaliação é que a equipe médica do HUT poderá confirmar ou não o diagnóstico de morte encefálica”, informa em nota.

Leia o boletim divulgado no final da tarde desta quarta-feira (29):

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) comunica que após as 24 horas da retirada de sedativos do paciente Francisco das Chagas Júnior, o mesmo permaneceu com ausência de reflexos de tronco encefálico. Diante disso, a equipe médica levantou suspeita de um diagnóstico de morte encefálica. O protocolo, conforme a resolução n° 1.400, de 08 de agosto de 1997, do Conselho Federal de Medicina (CFM), que é composto por duas avaliações clínicas neurológicas e um exame de imagem confirmatório, foi iniciado no final da manhã de hoje, 29.

O primeiro exame clínico neurológico confirmou a ausência de reflexo de tronco encefálico. Por volta das 17 horas foi realizado um ultrassom com doppler transcraniano que deu resultado compatível com parada da circulação cerebral. Francisco Júnior continua sob avaliação e acompanhamento da equipe médica e ainda deve passar por um segundo exame clínico neurológico até a madrugada. Somente depois do resultado da última avaliação é que a equipe médica do HUT poderá confirmar ou não o diagnóstico de morte encefálica. 
Ascom HUT

Acidente
Júnior Araújo, seu irmão Bruno Queiroz e o amigo Jader Damasceno vinham do Parque da Cidadania no último domingo em um veículo fusca quando sofreram uma colisão lateral de um veículo Corolla que vinha supostamente em alta velocidade pela Avenida Miguel Rosa. O motorista, com sinais de embriaguez, teria supostamente invadido o sinal vermelho, segundo testemunha. Bruno morreu na hora e os outros dois foram conduzidos com ferimentos graves para o HUT. O fato foi registrado pelas câmeras de segurança de um estabelecimento comercial [veja o vídeo abaixo].

 

Diego Iglesias e Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais